Foto: Tolga Akmen/ AFP/ Getty Images

A sequência de Margaret Atwood do livro The Handmaid's Tale finalmente revelou o que aconteceu com June (Offred) após o final do romance original. Publicado pela primeira vez em 1985, The Handmaid's Tale, que se passa nos Estados Unidos distópicos que foi ultrapassado por uma teocracia totalitária e encontra mulheres forçadas a servir e ter filhos, terminou com uma nota bastante ambígua.

No final do livro The Handmaid's Tale, uma Offred grávida (cujo nome real é June, conforme revelado pela série de TV) é levada da casa dos Waterfords para uma van, para nunca mais ser vista. É um final incerto para a personagem, já que não sabemos se June está em segurança, está em risco ainda maior, ou talvez ambos.

O final da primeira temporada de The Handmaid's Tale alcançou esse mesmo ponto, mas com mais duas temporadas, os roteiristas tiveram que inventar seus próprios métodos para continuar a história de Offred, embora Margaret Atwood tenha trabalhado como produtora consultora nas duas primeiras temporadas e coprodutora executiva na temporada de 2019. Agora, Atwood voltou ao mundo de Gilead com The Testaments (Os Testamentos), um novo romance que ocorre cerca de 15 anos após os eventos do primeiro, 10 anos do ponto atual da série na terceira temporada.

Continua após a publicidade


A sequência, narrada por três personagens já conhecidas, tia Lydia, Daisy (a lendária bebê Holly/Nichole) e Agnes (Hannah), finalmente revela o destino de June (Offred). Ela trabalha por anos em colaboração com o Mayday, ponto que a série já vem trabalhando, antes de passar a ser protegida em sua unidade de inteligência no Canadá. June se torna uma figura importante na luta contra Gilead, eles tentam assassiná-la duas vezes.

The Testaments revela que Daisy (Holly/Nichole) volta para Gilead quando adulta, mas agora em nome do Mayday, ainda sem conhecer sua mãe. Em Gilead ela se encontra com Agnes (Hannah) e as duas conseguem fugir juntas para o Canadá, onde finalmente se reencontram com June. Final feliz, que poderia ser o final de The Handmaid's Tale, ou de um spinn-off.

O Hulu já está produzindo a adaptação de The Testaments (Os Testamentos) para TV, Bruce Miller está a frente do projeto. Ainda não se sabe se o conteúdo será incorporado em The Handmaid's Tale ou se virará uma nova série. No Brasil, Os Testamentos será publicado em novembro pela editora Rocco.

Para mais sobre o livro, visite a página principal aqui no site (resumos, personagens e mais), curta e siga The Testaments Brasil no Instagram, no Facebook e no Twitter. Para ler este artigo em inglês, clique aqui.