Handmaid's News

A Cerimônia

A Cerimônia é um ato sexual altamente ritualizado que homens de alto escalão (como Comandantes ou Anjos), suas esposas e aias passam para conceber crianças. Dado que as aias têm pouca ou nenhuma escolha em participar, é uma forma de estupro ritualizado.

Antes da Cerimônia, a aia é obrigada a tomar banho. Depois, a casa se reúne para uma leitura da Bíblia e oração, liderada pelo patriarca da casa, há uma ordem de chegada, a aia deve chegar primeiro, seguida dos serviçais, esposa e, por último, o Comandante. Durante a Cerimônia em si, todos permanecem vestidos. Foi pensada para ser o mais clínica e não sensual possível, já que o objetivo da Cerimônia não é prazer sexual ou intimidade, mas sim a concepção de crianças. A esposa e a aia devem deitar de costas na beira da cama, com a aia deitada entre as pernas da esposa, a cabeça contra o abdômen, enquanto o homem envolvido tem relações sexuais com a aia. Isso é para simbolizar que eles são "de uma só carne" e aludem à história bíblica de Raquel, Jacó e sua aia Bila, que deu à luz filhos para a estéril Raquel "sob as pernas de Raquel". Não é permitido ao homem tocar a aia de qualquer outra forma; Offred menciona que quando Comandante Fred tenta tocar seu rosto, isso é considerado impróprio.

Continua após a publicidade


No capítulo VI do livro, Offred descreve a cerimônia:

Minha saia vermelha é puxada para cima até minha cintura, mas não acima disso. Abaixo dela o Comandante está fodendo. O que ele está fodendo é a parte inferior de meu corpo. Não digo fazendo amor, porque não é o que ele está fazendo. Copular também seria inadequado porque teria como pressuposto duas pessoas e apenas uma está envolvida. Tampouco estupro descreve o ato: nada está acontecendo aqui que eu não tenha concordado formalmente em fazer. Não havia muita escolha, mas havia alguma, e isso foi o que escolhi.

Posteriormente, a aia deve descansar na cama, com os pés apoiados em um travesseiro para "aumentar as chances" de conceber, enquanto a esposa usa como um momento para refletir e rezar em silêncio (embora no livro, assim que o Comandante sai, Serena Joy, humilhada e frustrada, ordena a Offred que "se levante e saia"). A Cerimônia destina-se a ser a única vez em que o homem da casa pode ter contato sexual com uma esposa, embora alguns homens, como o Comandante Waterford, quebrem essa regra. A Cerimônia é também o único contato sexual que as Garotas devem ter. As relações sexuais em qualquer outro momento, ou com qualquer outra pessoa além do homem a quem são designadas, são consideradas "fornicação" e são pecaminosas. 

Curiosidades

Não se sabe se os homens de baixa patente e suas esposas também são obrigados a observar estritamente as relações sexuais ou se existe algum tipo de ritual ao qual devem aderir.

Não está claro como o método correto da Cerimônia é aplicado, pois os únicos participantes são o patriarca da casa, sua esposa e sua aia. Portanto, é lógico que, se eles fossem tão inclinados, eles poderiam potencialmente desrespeitar os regulamentos impostos pela Cerimônia sem o conhecimento de ninguém, embora, como muitas práticas na República de Gilead, é possível que o medo de Deus e condenação sirva para garantir auto-policiamento em relação à Cerimônia.