"Sons Of Jabob/ Os Filhos de Jacó" são o grupo conspiratório que idealizou a filosofia e estrutura social para uma teocracia patriarcal autoritária e orquestrou a ascensão da República de Gilead.
Antes de Gilead
Na série de TV
Um representante local dos Filhos de Jacó conta ao The Boston Globe em uma entrevista que ele leu sobre a comunidade em um grupo do Facebook e entrou nela porque queria ajudar "as crianças", "tirá-las de gangues e de suas famílias pecaminosas".
Andrew Pryce, outro membro do grupo que recruta Nick para a organização, culpa a cultura pré-Gilead dos Estados Unidos, que ele considera pecadora, pela crise de fertilidade em curso e descreve sua organização como um "grupo que quer acertar as coisas" e "limpar este país". Ele menciona que o grupo tem representantes em trinta estados e que ele é o líder de um deles. Alguns membros parecem até acreditar estão "fazendo o trabalho de Deus" para "tornar o mundo melhor", admitindo que "'melhor' nunca significa melhor para todos, sempre fica pior para alguns".
Na segunda temporada, quando fica nos antigos escritórios do The Boston Globe, por meio de investigações em matérias de jornal publicadas antes de Gilead, June descobre sua estrutura de poder militarizado real, bem como o plano de restringir os direitos civis para tomar o poder em um regime totalitário, mas também que esse "grupo antiquado gera novas esperanças na população mais popular por sua propaganda religiosa"
Os Filhos de Jacó são administrados por uma junta chamada "Comitê", que "emitiu as ordens" para três supostos ataques terroristas.
O governo dos EUA parece simpatizar com algumas ideias do grupo, uma vez que eles proíbem vasectomias e têm maridos aprovando prescrições de métodos contraceptivos. Isso também pode sugerir que o grupo tinha membros infiltrados no governo, o que poderia ajudar a explicar o "sucesso" dos eventos.
Antes dos ataques, o FBI estava se aproximando de alguns dos conspiradores.
Golpe de Estado
Massacre do Dia do Presidente
No livro
Segundo Offred, "'eles atiraram no presidente e metralharam o Congresso, e o exército declarou estado de emergência". Ela acrescenta que "eles culpam os terroristas". Mais tarde, "eles suspenderam a Constituição", mas disseram que "seria temporário". Moira suspeita que "eles estão construindo isso".
Na série de TV
Segundo o Comandante Waterford, a derrubada consiste em três ataques contra "o Congresso, a Casa Branca e a Corte".
Na época, a TV relata um ataque de "20 a 30 pessoas com metralhadoras" e que "a lei marcial foi declarada", assim que "um explosivo foi detonado na Casa Branca ". As autoridades do exército dos EUA anunciam que a "Guarda Nacional está sendo implantada".
Semelhante ao livro, June mais tarde recorda que "'eles' massacraram o Congresso", "culparam os terroristas", "suspenderam a Constituição", e disseram que "seria temporário".
Em um flashback, vários conspiradores são vistos sendo encarregados de questões de "segurança" em um escritório de bandeira dos EUA (entre eles Waterford e Putnam), que parece confirmar que a administração dos EUA está sob seu controle no rescaldo dos ataques. Eles também excluem as mulheres de suas decisões políticas neste momento porque eles "não deixam" as mulheres "esquecerem seu propósito real" novamente Putnam.
Comandante Fred mais tarde se refere a Nick que um "Comandante de Campo" dos conspiradores que "tomou Nova York", e um refugiado menciona a Luke que "DC caiu", o que implica que alguma resistência militar contra a tomada do SoJ em algum momento.
Após a aquisição
No livro
Os jornais são censurados ou fechados por "razões de segurança", bloqueios de estradas e "passes" começam a aparecer. Offred diz que "todos aprovaram isso, já que era óbvio que você não poderia ser muito cuidadoso". Serviços adultos como casas noturnas desaparecem. Novas eleições são anunciadas para serem realizadas, e que "levaria algum tempo para se preparar para elas". O regime, então, congela as contas bancárias de todas as mulheres e retira os direitos civis femininos à propriedade e à manutenção de um emprego.
Na série de TV
O comitê, agora encarregado da governança, usa a lei marcial imposta para estabelecer um regime patriarcal e teocrático com suas próprias forças paramilitares (conhecidas como Anjos e Guardiões), e depois para tirar os direitos civis das mulheres à propriedade e ao emprego.
O novo regime acabou por proclamar a República de Gilead e ordenou a detenção e escravização de mulheres férteis como "aias". Moveu-se rapidamente para consolidar seu poder e reorganizar a sociedade ao longo de um novo regime militarizado e hierárquico de fanatismo religioso inspirado no cristianismo entre suas classes sociais recém-criadas.
Apesar do sucesso de seu golpe de Estado, os Filhos de Jacó não tiveram sucesso em destruir completamente os Estados Unidos e suas estruturas administrativas, que estabeleceram um governo no exílio em Anchorage, no Alasca. Os Filhos de Jacó também foram mal sucedidos em assumir completamente os Estados Unidos continentais da América com resistência armada ao regime pelo povo americano e as Forças Armadas dos Estados Unidos tendo raízes tanto no oeste quanto no sul dos Estados Unidos, bem como em várias áreas na América controlada pela SoJ/Gilead, tornando-se enclaves rebeldes.
No presente
Na abandonada instalação do The Boston Globe, June é vista ouvindo uma gravação de uma entrevista com um dos primeiros membros do "Sons of Jacob" e vasculhando jornais cortando recortes. Ela coloca os recortes nas paredes em categorias como 'Estrutura de Poder', 'Militarização' e 'Redução dos Direitos Civis'. Enquanto olha para a parede, ela "diz" os recortes em uma voz alta "Você estava lá o tempo todo, mas ninguém te notou".
Membros Conhecidos
Comandante Guthrie
Colby
Harris
Curiosidades
A autora Margaret Atwood tem falado constantemente sobre ter baseando o livro em "eventos que já haviam acontecido em todo o mundo". No início dos anos 80, um grupo de supremacia branca dos EUA, conhecido como A Ordem, era conhecido por atividades criminosas e por sua agenda pró-ariana. Um membro notável foi o falecido David Lane. As atividades incluíam assassinato, roubo, extorsão e terrorismo. Seu objetivo final era derrubar o governo dos Estados Unidos e possuir campos secretos de treinamento militar especificamente designados para esse fim. Embora as intenções da Ordem não fossem religiosas (como as dos Filhos de Jacó em THT), a sociedade que eles tinham em mente - se tivessem derrubado o governo com sucesso - teria resultado em purificação em termos de severa perseguição étnica e expulsão de afro-americanos, hispano-americanos, asiáticos americanos e brancos "traidores do gênero", bem como outras "minorias" que vivem nos Estados Unidos. Da mesma forma, a Ordem acreditava em enfatizar o papel das mulheres brancas dentro de casa, limitando-a fortemente.