Handmaid's News

Agnes

Agnes Jemima é uma personagem menor, mas importante, em The Handmaid's Tale e protagonista em The Testaments. Ela é a filha de Offred e Luke. Nasceu antes da ascensão de Gilead e foi separada de seus pais após uma tentativa de fuga fracassada. Mais tarde, ela se torna tia, e é referida por sua patente como tia Victoria. Ela é uma das três narradoras de The Testaments, onde sua história é narrada como a "Transcript of Witness Testimony 369A".

Nome

Tabitha diz a Agnes que seu nome significa "cordeiro". Agnes deriva de um nome grego que significa "santa" ou "pura", mas está associado a Santa Agnes de Roma, que na arte é retratada com um cordeiro, pois o grego "Agnes" é frequentemente conflitado com o latim "agnus" (cordeiro).

Jemima é um nome árabe e hebraico que significa "pombinha". Na Bíblia, Jemima era uma das três filhas de Jó e ela e suas irmãs eram descritas como as mulheres mais bonitas do país. Ela nasceu para Jó depois que Deus matou seu primeiro filho e tirou toda a sua prosperidade.

Seu nome de tia, Victoria, significa vitória e é escolhido como uma referência à rainha Victoria do Reino Unido. Devido aos nomes de tias que se referem a coisas atraentes para as mulheres, também pode ser uma referência à Victoria's Secret, uma empresa de lingerie.

Perfil

Nos livros ela é descrita como de pele clara e com cabelos loiros, diferentemente da série televisiva The Handmaid's Tale. Agnes se considera não muito bonita, com uma "cara de massa" e "dentes de sementes de abóbora".

Antes Gilead

Enquanto faz compras em um supermercado, uma mulher tenta sequestrar a filha bebê de Offred.

Após a Aquisição

Luke e Offred compram passaportes falsos para escapar. Eles dizem à filha que vão fazer um piquenique e planejam lhe dar um comprimido para dormir quando atravessam a fronteira, para que ela não seja interrogada ou os entregue.

Eles chegam à fronteira e entregam ao guarda seus passaportes. Quando o guarda pega o telefone, eles se afastam no carro e depois saem e tentam correr pela floresta. Offred não pode correr muito rápido, porque sua filha de 5 anos a retarda. Ela se lembra de ter ouvido tiros. Ela e a filha caem no chão, se escondendo; Offred implora à filha que fique quieta, mas ela é jovem demais para entender. Depois de ser pega, sua filha é arrastada para longe dela.

Offred acorda gritando, exigindo saber o que fizeram com a filha. As autoridades dizem a Offred que ela é imprópria e sua filha está com os que estão aptos a cuidar dela. Eles mostram a ela uma fotografia de sua filha usando um vestido branco, segurando a mão de uma mulher estranha.

Continua após a publicidade



The Handmaid's Tale

Serena mostra a Offred uma fotografia de sua filha. Na foto, ela usa um vestido branco e sorri. Offred sente que sua filha mal se lembra dela.

The Testaments (15 anos depois)

A filha de Offred foi adotada à força por uma esposa e um comandante e renomeada Agnes. Sua nova mãe, Tabitha, contou-lhe uma história de salvá-la de uma bruxa. Ela tinha uma casa de bonecas que era como a sua, onde as páginas estavam em branco - ela foi ensinada a acreditar que os livros eram simplesmente decorações, como vasos.

Na escola, Agnes aprendeu religião pela temida tia Vidala e artesanato pela agradável tia Estée. Apesar das garantias de Estée de seus pais arranjarem um bom marido a tempo, Agnes cresceu acreditando nas advertências de Vidala sobre os homens. Ela regularmente tinha pesadelos e temia seu futuro casamento enquanto crescia. Quando ela tinha idade suficiente para entender o que era gravidez, ela perguntou a Tabitha se ela saiu da barriga em vez de ser salva pelas bruxas - acreditando que Tabitha era sua mãe biológica. Tabitha não respondeu. Sua melhor amiga, Shunammite, disse que Tabitha estava morrendo apenas dois dias antes de Tabitha falecer.

No funeral de sua mãe, ela foi apresentada à viúva, Paula Saunders, com quem seu pai se casou vários meses depois. Seu pai e madrasta receberam uma aia, Ofkyle, que logo engravidou. Ao ir para um exame odontológico, Agnes foi agredida sexualmente pelo Dr. Grove. Agnes chega à menarca pouco antes de Ofkyle morrer no parto, embora seu meio-irmão, Mark, sobreviva. Ela é evitada na escola devido a uma superstição entre as filhas de que as meninas cujas aias morrem são amaldiçoadas.

O comandante Kyle e Paula planejam casar Agnes com o comandante B. Frederick Judd. À medida que o casamento se aproxima, Agnes pensa em suicídio. Tia Lydia percebe os sentimentos de Agnes e pede que ela alcance a tia Estée se ela deseja se tornar uma suplicante das tias. Agnes segue para sua antiga escola e encontra um santuário no Ardua Hall. Tia Lydia convence Kyle e Paula a entregá-la às tias, e ela se reúne com sua amiga Becka - agora chamada tia Immortelle - que também se juntou às tias devido a trauma causado por agressão sexual. Sua melhor amiga, Shunammite, está preparada para casar com Judd, pedofílico, em seu lugar.

Agnes leva o nome de tia Victoria e passa nove anos como suplicante. Pouco antes de ela estar pronta para ser elevada a uma Pearl Girl, ela é instruída a estabelecer uma garota de rua canadense - Jade - que veio a Gilead como uma "Pearl/ pérola". Agnes não sabe que Jade é a lendária bebê Nichole, que, por sua vez, é sua meia-irmã biológica.

Leia notícias sobre a personagem em The Handmaid's Tale Brasil