Sempre houveram indícios de que Serena poderia ser desonesta. Flashbacks na primeira temporada deixaram claro que ela desempenhou um papel fundamental na criação de Gilead - se isso por si só não bastasse, no episódio sete da segunda temporada temos além disso. Nesse episódio, sua frustração com o Comandante Waterford e com sua própria impotência veio à tona. 

O primeiro sinal de que ela está em um ponto de ruptura vem quando Offred chega ao hospital. As duas mulheres falam sobre o Comandante Cushing, que assumiu os deveres do Comandante Pryce após a morte do ex-líder no Centro Raquel e Lia, e que parece estar formando um reino de terror para amedrontar a Resistência - saiba mais neste link. “Guardiões atirando em Marthas nas ruas, e isso deve nos fazer sentir seguros?” Serena zomba, com franqueza sem precedentes.

"Ray Cushing será a morte de todos nós", ela adverte Offred em casa. Aparentemente, ela conheceu Cushing enquanto estava de férias com ele e sua esposa em lugares como Antigua. A raiva e o medo de ser atingida levam Serena a ir em busca da ajuda de Nick.

Por incrível que pareça, Nick, que é um Olho, tem mais poder que Serena e como ele acompanhava a vida administrativa de Fred, tinha conhecimento para ajudar Serena. Os dois se unem para forjar a assinatura do Comandante Fred em um mandado ao cônsul da Lei Divina, já que na ausência de Pryce, o único homem com mais poder que Cushing, era Fred.

A prisão do Comandante Cushing seria benéfica tanto para Nick quanto para Serena, enquanto Nick corria risco de ser descoberto por ter ajudado na fuga de June pelas investigações de Cushing, Serena corria risco de vida e atenderia aos propósitos dela, que não são matar Marthas e motoristas indiscriminadamente. 

O mandado que Serena elaborou parece ter surgido efeito, o Comandante Warren (cônsul da Lei Divina) chega com homens da segurança de Gilead que apreendem Cushing, prestes a entrar na casa dos Waterford. Agora resta saber nos próximos episódios quais serão os efeitos dessa traição que Serena cometeu contra Fred.

Leia a review do episódio sete.