Logo no começo de "Mayday", último episódio da terceira temporada de The Handmaid's Tale, nos foi apresentado mais um flashback, esse bem do comecinho de Gilead, ali June conhece Janine e vê de relance Brianna, que mais tarde se tornam recorrentes na vida dela, se encontrando rapidamente nas saídas para as compras.

O flashback também mostrou como Gilead eliminava as pessoas com alguma deficiência, no caso, síndrome de Down. Vários jovens são empurrados para um caminhão. É inevitável não fazer comparações com o mundo real. Na Alemanha nazista de Hitler, a arte imita a vida.

Cerca de 200.000 deficientes foram assassinados pelos nazistas entre 1940 e 1945, logo ali, 70 anos atrás. Adolf Hitler autorizou o início do programa de "eutanásia", ou seja, o extermínio sistemático de alemães [arianos] que os nazistas consideravam como "indignos de viver", fossem eles adultos, velhos ou crianças. A ordem de execução do programa veio antes da Guerra (1º de setembro de 1939). A princípio, os médicos e enfermeiros dos hospitais alemães foram encorajados a negligenciar seus pacientes. Desta forma, vários morreram de inanição ou doenças.

Algum tempo depois, grupos de "consultores" passaram a visitar os hospitais e clínicas decidindo quem deveria viver ou morrer. Os "escolhidos" para serem eliminados eram enviados para vários centros de extermínio do programa de "eutanásia" e executados com injeções letais ou em câmaras de gás.