Na terceira temporada chegamos a uma compreensão mais clara de nossos personagens centrais favoritos, como Emily e June. Mas há duas novas elites de Gilead que nos confundiram completamente: Joseph e Eleanor Lawrence, interpretados respectivamente por Bradley Whitford e Julie Dretzin. Embora não saibamos até onde vai sua lealdade, o Comandante Lawrence mostrou que pode ajudar as aias sempre que tiver vontade. Mas é mais difícil entender o que está acontecendo com sua esposa, que parece perturbada e mal-humorada desde que a conhecemos. Tia Lydia não é a única que suspeita dela, também estamos curiosos sobre o passado dela. Então, o que está acontecendo com Eleanor? Vamos investigar.

Devemos começar desde quando nos conhecemos. Além de ser fisicamente frágil, Eleanor parece sofrer de algum tipo de doença mental. Joseph costuma dizer às pessoas que ela não está se sentindo bem, trancando-a em seu quarto. Isso acontece nas duas vezes em que a tia Lydia vem à casa dos Lawrences nas temporadas dois e três. O que quer que esteja acontecendo a portas fechadas, não temos ideia.

Depois que ela fala com Emily na segunda temporada, fica claro que Eleanor se sente incomodada com o papel do marido em Gilead, já que foi ele quem criou as Colônias. Ficamos sabendo que ela era professora de arte, talvez por isso que ela e seu marido gostassem de Emily, que também era acadêmica em sua vida anterior.

Continua após a publicidade

Por causa de seus sentimentos perturbados em relação a Gilead, faria sentido que Eleanor estivesse passando por um trauma psicológico, possivelmente além de outra doença mental. E é provável que o marido tenha sido abusivo com ela, mesmo que continue chamando-a de "meu amor". Afinal, Eleanor diz a Emily que ele não gosta quando ela "fala com as outras mulheres" e explicitamente o chama de monstro. Além disso, em um ponto Joseph diz a Emily que perder um filho é como perder um membro - ele e Eleanor poderiam ter sofrido uma tragédia tão grande antes de Gilead?

Na terceira temporada, Eleanor ajuda June a esconder uma Marta sangrando quando os Guardiões fazem uma varredura em sua casa. No entanto, é difícil entender as motivações de Eleanor em ajudar a aia. Parece que há mais em Eleanor do que apenas culpa.

Joseph pode estar mais próximo da Resistência à medida que a temporada progride? Em caso afirmativo, ele poderia ser verdadeiramente absolvido em relação à sua cumplicidade na construção de uma sociedade tão hedionda e desprezível? Estas são as questões espinhosas que tornam The Handmaid's Tale tão intrigante, cativante e válida.