O design do conjunto de The Handmaid's Tale sempre foi importante e contribui como camadas adicionais de significado para a narrativa. Especialmente a cenografia da casa dos Waterford guarda grandes Easter Eggs, cabe aos fãs decifrá-los. Existem duas réplicas de pinturas famosas que remetem muito ao contexto ao que são inseridas em The Handmaid's Tale.

No episódio seis da segunda temporada, por exemplo, Serena tem uma pintura de John William Waterhouse na parede em sua sala de estar. Você pode ver atrás do ombro de June quando ela e Nick estão conversando logo depois que ela volta do hospital. 

Bóreas de John William Waterhouse

Pintura na cena do episódio 2X06

A pintura é chamada de Bóreas e é baseada no mito grego de Bóreas, o vento norte, e Orithyia, uma princesa de Atenas. Bóreas desejou Orithyia e tentou cortejá-la, mas ela o rejeita, então ele decide levá-la à força, como a violência parece mais natural para ele. Ele a sequestra de um rio (interessante que Waterford significa basicamente rio) e você pode adivinhar o que acontece depois disso. Obra de arte bastante apropriada para pendurar na casa dos Waterford e especialmente interessante que esteja na sala de estar de Serena. Sugere muitas coisas sobre sua cumplicidade na subjugação de mulheres. Ainda uma grande parte das pinturas de Waterhouse retrata heroínas trágicas de mitos e lendas, muitas das quais morrem em ou perto de água.

Já no episódio dez da segunda temporada, enquanto Fred recebe outros comandantes em seu escritório uma outra pintura é revelada. A obra é chamada de The Prophetess Libuse, Libido da Profetisa em tradução livre. A tela representa uma lenda tcheca sobre uma princesa que podia ver o futuro e profetizou a fundação de uma grande cidade (Praga) e construiu a cidade. Ela se tornou a líder de seu povo, mas os homens de sua civilização estavam loucos por ela ser uma mulher e a obrigaram a se casar. Ela os enganou para poder casar com o homem que ela amava que era agricultor, mas uma vez que eles se casaram, os homens fizeram do novo marido o governante. Isso obviamente se assemelha com Serena, que era mais o cérebro por trás da fundação de Gilead, mas foi então afastada pelo marido.

The Prophetess Libuse

Pintura na cena do episódio 2X10

Ainda quando o marido chegou ao poder, as mulheres começaram a perder todos os seus direitos para os homens. As mulheres ficaram muito zangadas e iniciaram uma guerra contra os homens chamada de "Guerra da Donzela", isso pode ser prenúncio da futura guerra de uma donzela em Gilead. Aguardemos!