Na última semana, no episódio sete da segunda temporada, intitulado por After, nos é apresentado o desfecho da explosão do episódio anterior. Gilead tenta se recuperar das perdas das mulheres férteis, bem como recuperar sua estrutura administrativa que foi abalada pela morte de 26 comandantes.

Serena vive um dos poucos momentos em que pode colocar sua vontade no papel. Com o Comandante Fred sem ação, ainda que temporariamente, Serena pode sair de seu estado de despojo intelectual e mudar o que não era dos planos dela em Gilead.

Em um primeiro momento, preocupada com o avanço cruel do Comandante Cushing sobre Gilead, que agora está no poder, Serena vai em busca da ajuda de Nick para forjar a assinatura de Fred em um mandado. Com Cushing sendo preso, fica evidente que o plano dela deu certo.

E não subestimemos o quão atraente a escrita possa ser para uma mulher altamente educada e inteligente que foi forçada a uma vida desprovida de rigor intelectual. No final do episódio, embora possa ser tentador aplaudir quando ela entrega uma caneta e um rascunho a June e pergunta a ela “Você é uma editora, certo?”, este jogo de “vamos melhorar a ditadura” não é um ponto positivo para as mulheres de Gilead, a não ser para Serena.

Por hora, o gesto de Serena em entregar pepeis importantes nas mãos de June não demonstra nenhuma bondade da parte da esposa de Fred, ela está usando June para seus próprios propósitos, assim como o comandante Waterford trouxe June para seu escritório, a convidou para jogos de Scrabble e a levou para Jezebels. O que será mais interessante ver é se o estreitamento dessa relação e o respeito momentâneo que as acompanha abrirão a mente de Serena para a ideia de ajudar na fuga de June. June precisa de uma pessoa poderosa com acesso a Hannah, será que ela estaria disposta a desistir do bebê na barriga para fugir com a filha que foi arrancada de seus braços?

Leia a review do episódio sete.