O episódio sete da segunda temporada nos apresenta, entre outras coisas, os efeitos que a explosão da bomba surtiram em Gilead. Dentre esses efeitos, a ausência de aias é a mais problemática.

Ao que parece, a lei de Gilead é rigorosa ao manter cada mulher econopeople segura. Ao invés de pegar mulheres férteis e saudáveis, o episódio nos leva a uma rápida visita às Colônias. Carros da segurança de Gilead chegam com listas de mulheres que devem ser levadas, Emily e Janine estão entre elas.

Ao que tudo indica, os únicos parâmetros observados foram o de quanto tempo cada mulher ficou exposta a radiação e o de que a mulher deveria ser fértil antes de ter sido levada para recolher lixo tóxico. Ou seja, as mulheres que chegaram a pouco tempo ainda poderiam servir como aias, já que nenhum exame médico tenha sido feito.

Isso evidencia o quão a nação Gilead ficou desesperada por aias, já que as únicas mulheres férteis que estavam nas Colônias estavam sendo punidas por terem atuado contra o sistema. O fato de que as mulheres, a exemplo de Emily - que estava perdendo os dentes - estavam contaminadas por radiação parece ter sido totalemente ignorado.

Eu me condeno muito ao me perguntar isso por saber da força que Emily e outras mulheres tem, mas será que uma mulher contaminada a ponto de perder os dentes ainda pode ter filhos para Gilead? Eu espero que sim, não quero perdê-la tão cedo, ela é a força que a Resistência precisa para enfrentar Gilead.