Na última sexta-feira (24) um tweet do famoso autor Stephen King viralizou nas redes sociais com a curta frase "Welcome to THE HANDMAID'S TALE", ou "Bem-vindos à THE HANDMAID'S TALE".

Até o momento de fechamento da matéria, o tweet encontrava-se com quase 400 mil curtidas e mais de 55 mil retweets. Apesar de curta, a frase do autor é pesada, pois carrega todo o sentimento dos americanos perante aos acontecimentos políticos recentes.

Na sexta, os juízes da Suprema Corte dos Estados Unidos derrubaram a chamada Roe contra Wade, uma decisão histórica da década de 1970 que estabeleceu o direito ao aborto no país.

A mudança deve levar à proibição do aborto em cerca de metade dos estados americanos. Entre 26 estados conservadores, como Wyoming, Tennessee e Carolina do Sul estão prontos para proibir a prática por completo.

E não parece que não vão parar por aí. Clarence Thomas, juiz conservador da Suprema Corte, afirmou que o casamento entre pessoas do mesmo sexo, a proteção desse modelo de relacionamento e o direito à contracepção devem ser os próximos temas a serem revistos pelo tribunal.

No Brasil o tweet teve seu peso aumentado nessa semana. Recentemente a juíza Joana Ribeiro Zimmer negou o direito ao aborto para uma menina de 11 anos que foi estuprada em Santa Catarina. O Ministério Público Federal interveio e, segundo informações do Portal G1, a menina pôde fazer aborto na última quarta.

Vários acontecimentos relevantes na realidade que podem ser comparados com a ficção. Em The Handmaid's Tale as mulheres férteis restantes são obrigadas a terem filhos para Comandantes e esposas, sendo estupradas "em nome do bem maior". Em Gilead da série, relacionamentos homoafetivos também não são permitidos.