A doutoranda Suelen Gotardo, que está cursando Comunicação Social na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul teve um artigo publicado recentemente pela Revista Temática onde apresenta os resultados de uma pesquisa sobre o Instagram @HandmaidsBrasil.

O trabalho, intitulado como "A representação da política brasileira na conta do Instagram @handmaidsbrasil: um processo de midiatização", foi realizado através do mural da conta, no período de janeiro de 2019 a dezembro de 2020, avaliando postagens com conteúdo político.

Suelen analisa no artigo postagens como uma imagem de João Dória, Governador de São Paulo na época, associada à imagem do Comandante Fred e outro post que relembra a foto da ex-presidente do Brasil Dilma Rousseff com o rosto da cantora Anitta, fazendo uma comparação da cidade ditatorial de Gilead com a sociedade brasileira.

O trabalho cita que, a partir das comparações políticas, o Instagram @HandmaidsBrasil "torna-se uma ferramenta de relacionamento, expandindo o produto seriado" e que a série constrói "uma narrativa paralela, mas que ao mesmo tempo, reafirma sua identidade".

Durante o período analisado (primeiros três anos do governo Bolsonaro), foram identificadas por Suelen 33 postagens relacionadas à política brasileira. Ao final do trabalho, após o tratamento dos resultados, a autora traz o questionamento que fazemos com frequência: "A vida imita a arte ou a arte imita a vida?".

Outros trabalhos já foram realizados na comunidade The Handmaid's Tale Brasil, como o TCC de Comunicação Social – Produção Editorial publicado por Isadora Severo Teixeira, que aplicou o questionário no grupo do Facebook e uma pesquisa sobre a recepção da série no Brasil realizada pela estudante Tuanny de Paula.

Acesse o trabalho completo de Suelen Gotardo neste link, vale a pena a leitura.