As Viúvas são uma classe de mulheres na República de Gilead que perderam seu marido. As Viúvas em luto usam roupas pretas, incluindo véus pretos. Na série de televisão, algumas Viúvas usam tons escuros de outras cores, como Pamela, a mãe de Serena, que usa tons amora.

Além do luto, o papel das Viúvas em Gilead é incerto. No livro, June considera que as Viúvas estão se tornando uma visão menos comum em Gilead. Isso poderia implicar que as Viúvas são mortas ou expulsas para as Colônias, uma vez que não são mais úteis na sociedade de Gilead. De acordo com Olivia Winslow, é provável que as Viúvas tenham seu filhos pequenos levados embora, sendo consideradas incapazes de criá-los sozinhas.

No livro conhecemos Paula Saunders, viúva do Comandante Saunders, que foi morto em seu escritório - supostamente por sua aia. Na realidade, Paula era a assassina. Ela foi restaurada a ser uma esposa quando casou-se novamente com o Comandante Kyle, com quem ela estava tendo um caso.

Já na série de televisão, tivemos contato com mais Viúvas. Uma delas foi a viúva do Comandante Roy - ela fica viúva depois que seu marido sofre um ataque cardíaco fatal durante a Cerimônia com Emily na segunda temporada. Não soubemos seu destino após a morte do marido.

Na terceira temporada conhecemos Pamela, a mãe viúva de Serena Waterford, que consegue manter uma propriedade beira-mar mesmo após a morte do marido. Ela acolhe Serena durante sua separação de Fred Waterford, mas desaprova severamente sua filha, observando que uma mulher em Gilead não é nada sem o marido.

Ainda na terceira temporada conhecemos Olivia Winslow, a esposa do Comandante do alto escalão Winslow. Ela se torna uma viúva depois que seu marido é assassinado em Jezebels por June Osborne. Ela não é publicamente uma viúva, com o Alto Comandante Winslow atualmente classificado como desaparecido e não falecido pelas autoridades. Na quarta temporada não tivemos notícias de Olivia.

Não podemos esquecer de Serena Waterford, a esposa do Comandante Fred Waterford. Serena se torna viúva no final da quarta temporada, quando June, Emily e uma dúzia de ex-aias orquestram um ataque contra Fred na Terra de Ninguém. Enquanto espera por Fred por meio de uma chamada no Zoom, sua aliança de casamento e o dedo decepado são enviados a ela por pacote.

Considerando o que já tivemos até aqui, não podemos generalizar o tratamento dado às Viúvas, já que isso pode depender do status da família. Considerando Pamela como exemplo, que é mãe de Serena, que contribuiu para a fundação de Gilead, podendo implicar em certas regalias como garantia de propriedade e poder mesmo após a morte do marido.

A quinta temporada de The Handmaid's Tale, que deve estrear ainda esse ano, pode nos trazer mais respostas sobre o que acontece com as Viúvas, já que teremos os desdobramentos de Serena ficando Viúva e estando grávida no Canadá.