Depois de mais de mil ações tentarem banir livros das bibliotecas dos Estados Unidos no último ano a editora Penguin Random House resolveu relançar um de seus livros mais populares e críticos de todos os tempos, The Handmaid's Tale (O Conto da Aia aqui no Brasil), que já foi alvo de tentativa de censura, em uma edição à prova de fogo.

A autora Margaret Atwood foi chamada para a gravação do vídeo promocional, onde aparece tentando queimar o livro com um grande lança-chamas. A campanha, que está sendo veiculada desde segunda (23) no canal no YouTube da editora, promove um leilão da Sotheby's em colaboração com a autora e a Penguin.

Os valores arrecadados pela ação serão doados à PEN America, entidade que luta pela liberdade de expressão. Até o momento de fechamento dessa matéria os lances estavam em 65 mil dólares, equivalente a pouco mais de 300 mil reais na cotação atual.

Segundo a Associação de Bibliotecas Americanas, o livro The Handmaid's Tale que inspirou a série está entre os mais perseguidos nos Estados Unidos, tendo sido banido em várias oportunidades​. Em um dos banimentos em 2006, a autora escreveu uma resposta para a acusação apresentada de que a obra seria ofensiva aos cristãos. "Em nenhum lugar do livro o regime é identificado como cristão", escreveu a autora. Para as acusações quanto às cenas de sexo presentes na livro, ela afirmou que o livro "está menos interessado em sexo do que boa parte da Bíblia".

Assista abaixo ao vídeo da campanha.