Shining Girls (Iluminadas) é a série que Wagner Moura protagonizou junto com Elisabeth Moss e deve chegar no próximo dia 29 de abril a Apple TV+. Nessa semana o ator brasileiro contou ao Jornal O Globo que seu personagem será brasileiro na série.

Moura interpreta Dan Velazquez, que na série será brasileiro e terá falas em português. "Falar português é bom demais", contou ao jornal. O personagem será um repórter brasileiro que ajuda a arquivista Kirby Mazrachi (Moss) a conectar as pontas de uma agressão sofrida no passado a um crime recente.

O ator contou que insistiu na introdução das falas em português na série e enfrentou a resistência da showrunner Silka Luisa, que preferia manter as raízes porto-riquenhas do livro homônimo que inspirou a produção (publicado no Brasil pela Intrínseca) e, ao mesmo tempo, homenagear seus antepassados dominicanos.

Elisabeth Moss, que também produz a série, ficou impressionada com a atuação de Moura e depois da primeira conversa pensou "Não podemos perdê-lo. Temos de fechar com ele imediatamente". Michelle MacLaren, produtora executiva e diretora dos dois primeiros episódios, também elogiou o ator: "Ele está brilhante no terceiro episódio. Quero dizer, está ótimo em todos, mas esse me deixou de queixo caído." Palavras da diretora de episódios de Breaking Bad e Game of Thrones.

A série estreia mundialmente em 29 de abril, com Elisabeth Moss como Kirby, o brasileiro Wagner Moura como Dan, Jamie Bell como Harper, Phillipa Soo como Jin Sook e Amy Brenneman como Rachel. Love & Squalor Pictures, empresa produtora de conteúdo fundada por Moss, é uma das produtoras da série, junto com MRC e Appian Way Productions.

MacLaren dirige os dois primeiros episódios. Daina Reid e Moss dividem a direção dos episódios restantes, com quatro e dois episódios, respectivamente. Reid é companheira de Moss desde The Handmaid's Tale, onde dirigiu os episódios "Holly" e "Heroic", tendo recebido uma indicação ao Emmy pelo primeiro.