Filme super repercutindo durante a semana, graças à ampla cobertura da mídia e divulgação espontânea de perfis bolsonaristas contrariados, Medida Provisória chega aos cinemas brasileiros como um dos mais falados nos últimos tempos.

Prenúncio do que viraria o Brasil, foi planejado em 2017 e adapta uma peça teatral de 2011, mas bolsonaristas veem claramente o governo de Bolsonaro retratado na tela. A trama distópica se situa em um futuro próximo, em que uma nova lei do governo federal de direita manda deportar todos os brasileiros de "melanina acentuada" para a África com a desculpa de se tratar de uma reparação histórica. A iniciativa também visa acabar de vez com o racismo no Brasil, deixando o país só com brancos.

Atingindo aclamação da crítica internacional, com 92% de aprovação no Rotten Tomatoes, Medida Provisória foi comparado ao filme Corra! e com The Handmaid's Tale, produções onde grupos são marginalizados e violentados em nome de um "bem maior". Em Corra!, um jovem negro descobre que está prestes a se casar com uma mulher de família de racistas. Já em The Handmaid's Tale, usando a palavra da Bíblia, um grupo de homens ricos decidem usar forçadamente as últimas mulheres férteis para reprodução.

O longa tem sido exibido em festivais internacionais desde 2020, mas levou dois anos para chegar ao Brasil por enfrentar dificuldades envolvendo a Ancine, a Agência Nacional do Cinema, problema semelhante ao que também atrasou Marighella, de Wagner Moura, outro filme politizado com protagonista negro.

O super elenco conta com nomes como Alfred Enoch (Harry Potter e Como Defender um Assassino), Seu Jorge (Marighella), Taís Araújo (Mister Brau), Mariana Xavier (Minha Mãe É uma Peça), Adriana Esteves (Avenida Brasil), Luís Miranda (Crô em Família), Renata Sorrah (Senhora do Destino), Jéssica Ellen (Três Verões) e Emicida.

Assista abaixo ao trailer da produção: