Em 2019, Margaret Atwood anunciou de surpresa que lançaria The Testaments, uma sequência de O Conto da Aia. No Brasil, o livro chegou em novembro daquele ano como Os Testamentos. Em janeiro de 2020, o Hulu anunciou que comprou os direitos de transmissão do livro para a televisão. Naquele momento, não se sabia se Os Testamentos viraria uma nova série, ou se seria incorporado na já existente, agora porém, parece que se encaminha mais para a segunda alternativa.

Primeiro precisamos entender em que pé estão os livros. O Conto da Aia, o primeiro, termina exatamente onde a primeira temporada da série acaba, com June entrando na van, no último capítulo há um epílogo que se passa anos depois, um estudo sobre Gilead e os relatos deixados por June. Já Os Testamentos, o segundo, avança 15 anos depois de June ter entrado na van, nesse momento, Gilead continua a todo fervor, mas esse sim cobre a tão esperada queda de Gilead.

Outro ponto "novo" de Os Testamentos são os personagens, diferente de O Conto da Aia, o novo livro não é mais narrado por June Osborne. O segundo livro é narrado por não uma, mas três mulheres: Tia Lydia (a velha Tia Lydia que já conhecemos), Agnes (a Hannah) e Daisy (Nichole/Holly). Nesse ponto, Lydia revela que tem objeções a Gilead, são relatados fortes flashbacks do tempo do golpe e - surpresa! - é ela a responsável pela queda do regime. Já Agnes, foi adotada por uma família em Gilead e já nem lembra de June. Daisy foi levada para o Canadá, recebida por outra família e teve seu nome mudado para se esconder de Gilead. June aparece só no final do livro.

Depois de ter lido o livro, está cada vez mais claro que Os Testamentos está sendo implantado de forma gradual na série The Handmaid's Tale. Não acho que será uma adaptação fiel, até mesmo porque, quem quer ver THT sem Elisabeth Moss?! Então, vamos às pistas que nos fazem acreditar que o romance já está sendo adaptado.

A inquebrável Tia Lydia está tendo um foco diferente nessa temporada. Vemos como ela reage a determinadas situações a que presencia. Apesar de contribuir na tortura de June, em meio ao seu bordado em "The Crossing", ela erra os pontos (ponto simples, segundo a Bruna) enquanto ouve os gritos de June. Outro momento estranho, é quando as aias fogem da van, Lydia tem um momento, ela implorara para June não usar a arma de choque que ela tanto usou nas aias para matá-la, entranho demais. Não me pareceu um momento de "não me mate". Em "Chicago", Tia Lydia chantageia Lawrence, dizendo que tem informações comprometedoras sobre os Comandantes, exatamente o que ela usa para derrubar o sistema no livro. No mesmo episódio, a dupla Lawrence e Lydia faz uma aliança e, do seu modo, o Comandante também quer consertar as coisas.

Falando em Tia, quem lembrou o Ardua Hall quando apareceu a cena de Lydia andando na esteira e"Chicago"? Esse é o local onde as tias moram e localização recorrente do segundo livro. Também fomos introduzidos a Tia Ruth, será ela uma personagem importante para o futuro? Vimos também, que Lydia é só uma pequena parte do conjunto de Gilead.

Em 2020, anunciamos um novo nome para a quarta temporada, Daisy seria interpretada por Laura Vandervoort. Em um primeiro momento, pensamos que poderia se tratar da personagem do livro, mas a aparência e idade da atriz não combinavam com a personagem de Os Testamentos. Com a chegada da série podemos perceber que de fato se tratava de outra personagem e, muito provavelmente, sem ligação com a do livro.

Outra personagem intrigante que foi apresentada para o público na quarta temporada foi Esther Keyes, esposa que foi dada ao Comandante Keyes ainda jovem pelos pais. Com todos os traumas vividos, ela recebe June em sua fazenda na esperança de que a aia a ajude a "machucá-los". Não deu muito certo, Esther vira aia nos próximos episódios. Dado o talento de Mckenna Grace, seria desperdício acabar a participação da atriz tão rápido, quem sabe ela vire alguma personagem do segundo livro.

Hannah no livro está totalmente esquecida da mãe June, e o que aconteceu em "The Crossing"? Depois de June tentar várias vezes ver a filha, em "The Last Ceremony" (quando Fred arranja o encontro), ser levada pelo Comandante Lawrence à casa dos Mackenzies em "Night" e na escola em "Under His eye", parece que a família de Gilead tratou de fazer com que a jovem se esquecesse da verdadeira mãe. Depois de June ter tentado ver Hannah na escola, a família Mackenzie se mudou de Boston para algum lugar imediatamente antes de Chicago, inclusive.

E o ponto chave do segundo livro foi desencadeado pelo episódio "Vows". June finalmente chega ao Canadá e é necessário que ela esteja lá para Os Testamentos acontecer. No novo livro, é mencionado que June consegue escapar de Gilead e trabalha com o Mayday por um bom tempo de fora do regime, embora não seja contado como isso exatamente acontece. Foi significativo ver o texto em caixa alta THE HANDMAID'S TALE apenas no final do episódio, marca uma transição. Daqui pra frente será uma nova série, sob o olhar da ex-aia. Aguardemos os novos capítulos.

Loja The Handmaid's Tale

Assista a quarta temporada de The Handmaid's Tale no UOL Play por R$ 15,90 (teste grátis de uma semana).

Compre O Conto da Aia agora em capa dura com preço menor na pré-venda.

Compre Os Testamentos agora em capa dura com preço menor na pré-venda.