O livro O Conto da Aia e a série The Handmaid's Tale sempre retrataram tia Lydia como uma vilã complicada, mas o novo livro Os Testamentos adicionou uma nova camada a isso.

Em seu romance sequência de O Conto da Aia, Margaret Atwood se aprofundou na história de tia Lydia como personagem. Chamado The Testaments, ou Os Testamentos no Brasil, o livro tem Lydia como uma das três protagonistas narradoras, juntamente com as duas filhas de June, Agnes e Nichole.

O livro examina o crescimento de Lydia na mulher mais temida de Gilead e como ela acabou lá. Depois que a revolução de Gilead começou, ela foi uma das várias colegas reunidas e levadas para um estádio. Uma vez lá, foi detida com as outras mulheres em constante estado de medo enquanto observava outros prisioneiros.

Ela ficou no estádio por sete dias antes de ser levada para um encontro com um Comandante que determina que ela não é piedosa o suficiente. Isso a levou a ser colocada na solitária e espancada brutalmente. De repente, ela foi levada para um luxuoso quarto de hotel e teve a opção de cooperar ou enfrentar mais punições. Lydia decidiu cooperar e tornou-se tia no novo regime. Isso teve um forte contraste com sua colega Anita, que decide morrer em vez de se tornar parte de Gilead.

No entanto, os motivos de Lydia eram inicialmente ambíguos, até ficar claro que ela queria derrubar o regime por dentro. Falando sobre as revelações de sua personagem, a atriz Ann Dowd, que a interpreta na adaptação televisiva do Hulu, conversou com o The Hollywood Reporter.

Ela disse: "O que me surpreendeu é como [tia Lydia] se envolveu em Gilead. Quando você interpreta um papel como Lydia em The Handmaid's Tale, procura uma conexão humana que de alguma forma explique por que ela faria as escolhas que faz."

Continua após a publicidade


Ela acrescentou: "Agora, você leu The Testaments, e Lydia, sendo uma juíza da família, percebeu rapidamente: 'Se eu quero viver e sobreviver a este mundo, é isso que preciso fazer. Não só vou fazer isso, vou fazer melhor do que ninguém, então vou governar as outras tias.'"

Por outro lado, foi apenas na terceira temporada da série que os espectadores tiveram mais informações sobre sua história através de flashbacks. Em "Unfit", é revelado que Lydia era professora antes, diferente do livro. 

Durante o episódio, ela convida o aluno Ryan e a mãe Noelle para jantar em casa. Lydia Clements fez amizade com os dois e oferece seu apoio antes que Noelle a convocasse para um encontro com o diretor da escola. Isso acabou com ela enfrentando uma rejeição dele em uma situação sexual, o que a levou a se transformar em uma mulher mais devota religiosamente. Lydia entrega Noelle ao regime por não ser a mãe ideal, mostrando indícios da mulher brutal que viria a se tornar.

Considerando que a adaptação do novo livro já está acontecendo pelo Hulu, será interessante ver como vão explorar esse novo lado de Lydia.