O Conto da Aia, de Margaret Atwood, é um livro que ultrapassa as décadas desde que foi lançado e continua atual. Deu origem a um filme em 1990, lançado no Brasil como A Decadência de uma Espécie e em 2017 à série.

Apesar de considerarmos que a adaptação de Bruce Miller tenha sido fiel ao material original, modificações foram feitas. Uma das mais importantes é relacionada com a personagem Emily Malek, que no livro é conhecida apenas por seu nome de aia, Ofglen. 

No livro, no momento em que Offred sai para uma viagem de compras - que na série é acompanhado pela música Don't you (forget about me) - a aia que a encontra não é a Ofglen original. Quando Offred pergunta a ela onde Ofglen foi, a mulher responde: "Eu sou Ofglen". Até aí tudo bem, mas enquanto se separam, a nova Ofglen repentinamente sussurra que a antiga Ofglen se enforcou quando viu a van vindo prendê-la. "Foi melhor", ela diz, e depois se afasta rapidamente.

Continua após a publicidade


Pela perspectiva de Ofglen na série, vemos o horrível sistema de justiça criminal que foi criado para as mulheres. Em uma cena emocionante no episódio três da primeira temporada, uma Martha com quem Ofglen foi pega fazendo sexo é enforcada. Ofglen também é circuncidada como punição, mas pode viver porque é fértil e seu papel como aia é importante para Gilead.

Foi uma escolha acertada dos roteiristas da série deixar Emily viva. A atriz Alexis Bledel recebeu o Emmy de Melhor Atriz Convidada pelos episódios da primeira temporada, sendo a atriz mais jovem da história a ganhar esse prêmio, além de ter sido indicada a Melhor Atriz Coadjuvante pela segunda temporada.