O site americano IndieWire confirmou que, após duas temporadas de 13 episódios, The Handmaid's Tale retornará aos 10 episódios na próxima temporada. A notícia vem depois que os detalhes da quarta temporada da série terem sido listados no site oficial da cidade de Toronto, descrevendo os projetos atuais e futuros a serem filmados na região.

"Do meu ponto de vista, [a decisão] foi 100% criativa", disse o criador da série, Bruce Miller em uma entrevista ao IndieWire sobre a mudança, explicando que a ideia começou a se desdobrar no início da terceira temporada, quando os roteiristas determinaram a história para a próxima temporada.

Não é novidade para a série, que foi aclamada pela crítica em 2017 e se contentou com 10 episódios de sua primeira temporada. Enquanto as temporadas subsequentes apresentavam uma ordem de episódios mais abrangente, Miller procurou a história para determinar o melhor método de entrega.

Ao site, ele disse que os fãs que antecipam que a temporada reduzida resultará em uma história mais compacta não poderiam estar mais errados. De acordo com Miller, uma temporada de 10 episódios permite que a série gaste vários episódios explorando um pequeno pedaço da história, porque a necessidade de múltiplos arcos da história ao longo da temporada foi eliminada.

Continua após a publicidade

"Sinto que isso nos dá um pouco mais de liberdade, porque você pode confiar mais em um elemento propulsivo", acrescentou.

O retorno a 10 episódios não deve ser visto como motivo de preocupação para os fãs, pois Miller insiste que ele ainda tem muitas histórias para contar dentro dos muros de Gilead. O que é uma boa notícia, considerando que o showrunner está intimamente envolvido com o desenvolvimento de "The Testaments", a sequência de Margaret Atwood em 2019 da obra-prima distópica de 1985.

"Se fizéssemos outra série, como 'The Testaments', que ocorreu em Gilead, o tom e a aparência permaneceriam os mesmos", afirmou Miller. "Eu ainda quero contar a história sobre a mesma Gilead."

E, no entanto, Miller sempre tem em mente o fim de jogo das aias. "Lizzie [Moss] e eu conversamos sobre [o final] desde o início", disse ele, "mas o que acontece entre aqui e ali tem muita flexibilidade."

O Hulu ainda não anunciou uma data de estreia para a série, mas como as filmagens devem terminar em julho, a partir de agosto teremos uma data. Sobre o que vem a seguir, "Não tente adivinhar o que acontece", disse Miller. "Você não poderá saber o que acontece. Essa é a beleza da série."