O site americano IndieWire confirmou que, após duas temporadas de 13 episódios, The Handmaid's Tale retornará aos 10 episódios na próxima temporada. A notícia vem depois que os detalhes da quarta temporada da série terem sido listados no site oficial da cidade de Toronto, descrevendo os projetos atuais e futuros a serem filmados na região.
"Do meu ponto de vista, [a decisão] foi 100% criativa", disse o criador da série, Bruce Miller em uma entrevista ao IndieWire sobre a mudança, explicando que a ideia começou a se desdobrar no início da terceira temporada, quando os roteiristas determinaram a história para a próxima temporada.
Não é novidade para a série, que foi aclamada pela crítica em 2017 e se contentou com 10 episódios de sua primeira temporada. Enquanto as temporadas subsequentes apresentavam uma ordem de episódios mais abrangente, Miller procurou a história para determinar o melhor método de entrega.
Ao site, ele disse que os fãs que antecipam que a temporada reduzida resultará em uma história mais compacta não poderiam estar mais errados. De acordo com Miller, uma temporada de 10 episódios permite que a série gaste vários episódios explorando um pequeno pedaço da história, porque a necessidade de múltiplos arcos da história ao longo da temporada foi eliminada.
"Sinto que isso nos dá um pouco mais de liberdade, porque você pode confiar mais em um elemento propulsivo", acrescentou.
O retorno a 10 episódios não deve ser visto como motivo de preocupação para os fãs, pois Miller insiste que ele ainda tem muitas histórias para contar dentro dos muros de Gilead. O que é uma boa notícia, considerando que o showrunner está intimamente envolvido com o desenvolvimento de "The Testaments", a sequência de Margaret Atwood em 2019 da obra-prima distópica de 1985.
"Se fizéssemos outra série, como 'The Testaments', que ocorreu em Gilead, o tom e a aparência permaneceriam os mesmos", afirmou Miller. "Eu ainda quero contar a história sobre a mesma Gilead."
E, no entanto, Miller sempre tem em mente o fim de jogo das aias. "Lizzie [Moss] e eu conversamos sobre [o final] desde o início", disse ele, "mas o que acontece entre aqui e ali tem muita flexibilidade."
O Hulu ainda não anunciou uma data de estreia para a série, mas como as filmagens devem terminar em julho, a partir de agosto teremos uma data. Sobre o que vem a seguir, "Não tente adivinhar o que acontece", disse Miller. "Você não poderá saber o que acontece. Essa é a beleza da série."