Foto: Carl de Souza/ AFP/ Getty

Parte do elenco de The Handmaid's Tale tem se manifestado com o recente aumento de incêndios na região amazônica, segundo o INPE, já foram contabilizados pelo menos 82 285 focos de incêndios no país de janeiro a agosto de 2019.

Primeiro foi Reed Morano, a diretora dos três primeiros episódios premiada no Emmy e responsável pela estética cinematográfica de The Handmaid's Tale. Ela se manifestou pelo Instagram stories, compartilhando várias matérias de agências de notícias internacionais e colocando seu ponto de vista sobre cada assunto. A diretora ainda fez críticas ao presidente Jair Bolsonaro pelas flexibilizações na fiscalização de incêndios florestais.

Depois foi O.T Fagbenle, o Luke. Ele repostou o vídeo da Viola Davis de uma mulher indígena chorando como se fosse relacionado aos incêndios recentes na Amazônia, por ironia, segundo a Folha, o vídeo foi gravado antes dos últimos acontecimentos de agosto, não na Amazônia e sim em Minas Gerais. O que vale é a causa, Fagbenle também indagou seus seguidores sobre os acontecimentos: "O que podemos fazer para proteger melhor o planeta? Costumo ver coisas assim e estou dolorosamente ciente do pouco significado que uma postagem do Instagram tem para proteger comunidades indígenas/ marginalizadas e o ambiente que todos compartilhamos. Como você ajuda? Votar verde? Reduzir as emissões de carbono? Quero saber mais sobre o que você acha que é a maneira mais impactante de contribuir.

Kristen Gutoskie, a Martha Beth da primeira e da terceira temporadas foi mais contida. Também nos stories compartilhou um vídeo explicativo da BBC News sobre as queimadas no Brasil. Confira o print abaixo:

Continua após a publicidade



A mais recente a se manifestar e provavelmente a mais inspirada foi Nina Kiri, a Alma. Hoje (27), a atriz lançou uma campanha para arrecadar três mil dólares para uma ONG Peruana que faz ações para a preservação da natureza. Kiri criticou duramente Bolsonaro, chamando seu governo de "tirania econômica" e descrevendo a situação no Brasil como "sombria".

"ALERTA DE FINANCIAMENTO DE ANIVERSÁRIO - Meu povo. Assim como muitos de vocês, fico profundamente triste ao ouvir sobre os incêndios na Amazônia. A Amazônia não é apenas um dos nossos maiores estabilizadores climáticos, mas também abriga 10% de todas as espécies selvagens conhecidas na Terra e algumas das comunidades indígenas mais vulneráveis ​​que restam no nosso belo planeta. Embora eu ache que as sanções comerciais possam ser a melhor maneira de parar Bolsonaro em sua tirania econômica de curto prazo, também acho que as campanhas de plantio e conservação de árvores são realmente importantes agora, à medida que a vida selvagem luta para encontrar lugares seguros durante os incêndios. Meu aniversário é em uma semana e eu gostaria de gastar essa semana para arrecadar fundos para uma ONG peruana chamada Conservamos por Naturaleza. Atualmente, eles têm uma campanha de socorro devido aos incêndios na Amazônia. Meu objetivo é arrecadar US $ 3000 para esta campanha em uma semana. Minha querida amiga Mara é a coordenadora da campanha de plantio de árvores chamada Reflorestamos por Naturaleza. Vi Mara dedicar sua vida aprendendo e trabalhando em silvicultura e conservação, e confio na organização dela. Eles trabalham para a Sociedade Peruana de Direito Ambiental e são completamente transparentes em todas as suas campanhas. Com os recursos que recebem, 50% vão para a manutenção da campanha de plantio de árvores e 50% vão para as áreas protegidas privadamente e seus objetivos pessoais de conservação, bem como para as necessidades das pessoas que vivem nas áreas que protegem. Você pode visitar essas áreas protegidas privadamente e ver exatamente para onde está indo seu dinheiro quando doar. Para qualquer dúvida adicional sobre esta campanha e organização, você pode perguntar a mim ou a Mara diretamente em seu e-mail listado na página me financie. Como eles não são uma ONG canadense, não posso anexá-los diretamente a este fundo, então enviarei o dinheiro do meu cartão de crédito no final deste evento e compartilharei as fotos da doação nesta página. Essa situação é sombria, mas realmente acho que há muita esperança para nossos pulmões comunitários. Muito amor e obrigado. O link está na minha bio e mais informações sobre a campanha e a organização estão disponíveis na página me financie. -Nina"

ATUALIZAÇÃO: Yvonne Strahovski, a Serena, resolveu apoiar Kiri fazendo sua doação e retweetando a campanha no Twitter.