Com três temporadas, The Handmaid's Tale está no ar desde abril de 2017, mas por quanto tempo a República totalitária de Gilead está estabelecida dentro desse universo? O número que calculamos é de pelo menos cinco anos, mais ou menos. Usando informações sobre as filhas das aias, e outras dicas espalhadas por toda a série.

Quantos anos desde que June e Emily tornaram-se aias?

No início da série, nós descobrimos que June esteve em cativeiro por três anos por causa de um cartão no episódio sete da primeira temporada. Enquanto June esteve em Gilead por cerca de três anos, não esteve com os Waterfords o tempo todo. No episódio piloto, Serena Joy diz que esta é a segunda postagem de June. No livro de Margaret Atwood, uma designação a uma casa dura cerca de dois anos. Podemos supor que June passou cerca de dois anos em sua última família e cerca de um ano no treinamento do Centro Vermelho.

Podemos confirmar a idade de Gilead olhando para Emily, cuja linha temporal se aproxima da de June. Em um flashback de sua vida anterior, ficamos sabendo que o filho de Emily, Oliver, tem dois anos quando sua família tenta atravessar a fronteira para o Canadá depois dos ataques em Washington. Enquanto esposa e filho de Emily são capazes de chegar ao Canadá, Emily não consegue permissão porque seu casamento é declarado proibido. Podemos supor que logo após isso, Gilead tenha a capturado. Quando ela conhece June na primeira temporada, seu filho Oliver faz 5 anos. Como June, ela está aqui há três anos.

Estamos mais à frente quando Emily esteve com o Comandante Joseph Lawrence e prestes a deixar Gilead no final da segunda temporada. Ela diz a June que Oliver está prestes a completar 7 anos. Isso nos permite saber que Gilead tem sancionado capturas por pelo menos cinco anos e que faz dois anos desde que June foi designada aos Waterfords.

Continua após a publicidade


Que ano se passa a terceira temporada de The Handmaid's Tale?

E as datas reais associadas a esses eventos? Bem, não seria muito dizer que a série está acontecendo em nosso tempo atual, 2019. Quando June fica escondida no antigo prédio do The Boston Globe, um anúncio de jornal revela que o atentado a bomba para derrubar o governo legítimo dos Estados Unidos aconteceu em setembro de 2014. Orquestrada pelos Filhos de Jacó, o massacre matou funcionários do alto escalão do governo americano e civis. Após o ataque, o grupo terrorista desmantelou a democracia americana, extinguindo a Constituição e declarando a lei marcial. Adicione cinco anos e estamos em 2019.

Como Gilead tem trabalhado durante algum tempo, provavelmente não demorou muito para que a organização fundamentalista assumisse os Estados Unidos.