Foto: Reprodução/ Getty

No finalzinho de 2018, Margaret Atwood concedeu uma entrevista ao Los Angeles Times quando foi homenageada pelo Equality Now, uma organização "para a proteção e promoção dos direitos humanos de mulheres e meninas em todo o mundo".

Na entrevista ela deu detalhes da continuação do livro The Handmaid's Tale - O Conto da Aia, segundo ela, a capa de "The Testaments" será divulgada em breve junto com uma newsletter sobre o livro, antes dele ser lançado em setembro desse ano.

Parabéns por ser homenageada pelo Equality Now

Sim, estou sendo honrada, mas realmente estou ajudando-os a levantar dinheiro. Eles lutam pelos direitos das mulheres, e esse é o tipo de feminista que eu sou. Eles se baseiam na Declaração Universal dos Direitos Humanos, que todos deveriam ler e ler porque se esqueceram disso. São ativistas reais, é o que fazem todos os dias. Eu não sou um ativista real. A diferença entre eles e eu é que eu sou apenas uma pessoa que não tem um emprego, então pessoas como eu têm o privilégio de falar, porque ninguém pode demiti-las.

The Handmaid's Tale teve um ressurgimento da popularidade, desde a adaptação da série Hulu até o uso das roupas de aia em manifestações políticas. Por que escrever uma sequência?

Isso é fácil de responder. Número um, é prazeroso. Mas essa é uma resposta muito rasa. Número dois, tenho sido perguntada de várias questões pelos leitores há 35 anos. "Oh, vamos lá, Margaret!" Então é hora de abordar algumas das solicitações. Não é uma continuação que começa cinco minutos depois que o livro termina e então eu lhe digo o que acontece a seguir. Acontece 15 anos após o fim do livro. [Eu tive a ideia] nos últimos cinco anos ou mais. Estou quase terminando.

Seu anúncio do livro disse que é inspirado pelo "mundo em que vivemos". O que você quis dizer?

A notícia se tornou muito mais extremada. E quanto a essas pessoas em Ohio que estão dizendo que a maternidade deveria ser obrigatória? Eles ainda não fizeram isso, estão falando sobre isso. Mas quando as pessoas falam sobre coisas assim, sendo da minha idade, lembro-me que Hitler disse tudo em "Mein Kampf" e depois o fez. Se eles tivessem o poder, eles fariam isso. Essas ideias foram tentadas antes. O que eu estou dizendo, claro, é que temos nossos rostos atolados contra a janela de vidro, olhando para o nosso país. Que tipo de coisa farão a seguir? O que vai acontecer a seguir? Eu nunca vi nada parecido. Por um lado, é apenas fascinante e, por outro lado, é bastante chocante.

Qual é a chave para qualquer sequência de sucesso, mesmo que seja mais de 30 anos depois de uma edição anterior?

Quem sabe? Vamos ver se funciona. Mas eu fiz a trilogia "MaddAddam", então acho que isso é verdade para qualquer invenção mundial: você tem que ser consistente com seus próprios axiomas.

Eu não vou dizer mais [sobre "The Testaments"]. Você não pode me arrancar isso. Eu posso te dizer que [meus editores] têm uma capa, e eles lançarão isso logo. E vão lançar uma newsletter para o qual as pessoas podem se inscrever. Provavelmente serão coisas como: "Levantei esta manhã, tomei um café, fiz algumas cópias..." Coisas que você realmente precisa saber. Essa é a ideia deles, que é como um diário. "Agora está na impressora e eu recebi de volta, e havia 115 erros tipográficos!" [Risos] Bem, isso não vai acontecer.

Você está ativa no Twitter, o que pode ser esmagador com nosso atual ciclo de notícias, bem como com as perguntas do leitor. Como você GERENCIA?

Eu não consigo ler tudo. Não é humanamente possível. Eu tenho regras, mas como todo mundo, não necessariamente as obedeço. "Agora vou para a cama" nem sempre é uma auto-advertência para a qual eu vivo. Eu adoraria ter um horário que eu realmente prestasse atenção.