A varejista online Yandy lançou a fantasia sexual "Brave Red Maiden" de Halloween por 65 dólares (mais de 250 reais em conversão direta), referindo-se às mulheres forçadas a se vestir de aia em The Handmaid's Tale. A versão provocativa inclui uma capa vermelha, mini vestido e touca branca.

"Surgiu um futuro distópico perturbador, no qual as mulheres não têm mais voz", diz a descrição. A fantasia de Halloween instantaneamente provocou indignação nas mídias sociais.

Um usuário do Twitter compartilhou uma captura de tela da fantasia e perguntou "por que", acrescentando sarcasticamente "nada como uma vítima sexy de estupro para se divertir no Halloween". Fãs brasileiros da série também nos enviaram fotos pelo chat no Facebook e no Twitter indignados com a situação.

Yandy respondeu à controvérsia removendo a fantasia de seu site. A empresa emitiu um pedido de desculpas no lugar do link anterior para o traje. "Ao longo das últimas horas, tornou-se óbvio que o nossa 'Brave Red Maiden' está sendo vista como um símbolo da opressão das mulheres, em vez de um sentido de empoderamento das mulheres", disse o varejista de roupas. "Isso é lamentável, já que não era nossa intenção." A declaração continuou: "Dada a sincera resposta, apoiada por inúmeras histórias pessoais que recebemos, estamos removendo a fantasia do nosso site".

O icônico manto vermelho de The Handmaid's Tale, de Margaret Atwood, tornou-se um símbolo feminista de protesto contra a opressão das mulheres em todo o mundo. Até mesmo aqui no Brasil, no carnaval de 2017 a roupa foi muito usada, com outro sentido. Também no Brasil, na audiência pública da descriminalização do aborto mulheres protestaram vestidas de aia.  

Na verdade, a marca Yandy usou de um símbolo da resistência de uma forma desagradável e contraditória às propostas da série que vão muita contra a banalização de uma roupa em um ato sexual. A empresa não foi a única a criar produtos contraditórios inspirados em The Handmaid's Tale, recentemente uma marca de vinhos rotulou três variedades com personagens da série, a venda não durou muito, após a linha de vinhos ser criticada a empresa retirou os produtos de circulação.