O episódio 12 da segunda temporada, penúltimo da nova leva de episódios, nos apresenta Bradley Whitford como o misterioso Comandante Joseph Lawrence, importante arquiteto da economia de Gilead a quem Emily foi designada. Aliás, o mistério começa por aí, ninguém mais estava disposto a aceitar Emily depois dos acidentes em casas anteriores, já Lawrence, um homem tão importante, aceitou.

“É obviamente uma das séries mais brutalmente emocionais que já foram feitas, e é realmente o set [de filmagem] mais doce e gentil que você já esteve, o que eu acho que melhora o trabalho. Mas é um grande contraste quando eles dizem ‘ação’”, diz Whitford em entrevista a Variety.

“Me pergunto por que um homem tão importante e inteligente acolheria uma aia tão péssima.” Emily diz para a Tia Lydia na porta de Lawrence antes de ser entregue ao novo Comandante. Embora o episódio não nos entregue as respostas de bandeja, é evidente que nem todas as regras de Gilead se aplicam a Lawrence.

Obras de arte vulgares nas paredes, vários livros abertos e sua resposta ao discurso piedoso de Emily foi resumido a uma palavra: "Super". Sua esposa parece estar sofrendo mentalmente e fisicamente, a Martha de um olho, Cora, não tem medo de falar o que pensa. Vale lembrar que o nome de Cora é o mesmo da outra Martha que servia aos Waterford no livro, mas que na série foi diminuída apenas a Rita, destacando a futura importância de Lawrence.

A coleção de obras vulgares da casa de Lawrence é cheia de Easter Eggs do mundo da arte: dois Basquiat, além de obras no estilo reconhecível de O'Keefe, Matisse, Cézanne. A soma dos fatores curiosos na casa do Comandante deve render várias histórias, desde a formação de Gilead, até definir o futuro de Emily e da nação. Não seria fantástico Lawrence estar interessado nos conhecimentos sobre biologia de Emily para aplicá-los em Gilead? Ou talvez, estaria ele insatisfeito com o que virou tudo que ajudou a criar e estaria disposto a reverter boa parte disso? 

O ator Whitford é conhecido por alguns filmes consagrados como The West Wing e séries como Transparent e Shameless. Também a Variety, ele diz que ele e a noiva Amy Landecker estavam obcecados do ponto de vista do espectador, fazendo com que Lawrence fosse um papel que estava intensamente interessado em interpretar. Que venham muitos episódios com ele então! E respostas, claro.