A Record TV continua a saga de suas novelas e séries com temáticas bíblicas. Hoje (26) estreia Lia, minissérie que abordará a história bíblica de Lia, Raquel e Jacó. Mas nem tudo são flores nessa história toda envolvendo Lia, entenda.

A temática já foi retratada em The Handmaid's Tale e é um dos pressupostos que sustentam Gilead. Na história bíblica de Jacó foi sua esposa infértil, Raquel, que ofereceu uma aia para ter seus filhos, o ato perverso que deu às escravas sexuais de Gilead tanto o precedente cristão quanto o nome. Mas Raquel não foi a primeira ou única esposa de Jacó. Ele passou sete anos trabalhando para seu pai, Labão, antes que o pai da noiva concordasse com o relacionamento - e, depois de todo esse trabalho, Labão furtivamente colocou Jacó com sua filha mais velha e menos atraente, Lia. Sorte para o apaixonado Jacó, a bigamia com resquícios de incesto não era um tabu nos tempos bíblicos, e Labão finalmente entregou Raquel a ele como uma segunda esposa, em troca de mais sete anos de servidão. Lia provou ser muito mais fértil do que sua irmã, dando ao marido quatro filhos logo que seu casamento foi consumado. 

Se você pensar em uma analogia com Gilead, é fácil relacionar a função de June à Lia, aia da privilegiada, mas estéril, Raquel, vulgo Serena. Também em The Handmaid's Tale, essa história daria o nome do novo centro vermelho de Gilead que Fred estava inaugurando, mas que felizmente foi explodido pela segunda Ofglen. Já falamos mais sobre isso nesse post.

Voltando para a série da Record, o elenco principal será composto por Bruna Pazinato como Lia, Leandro Lima como Rubem, Felipe Cardoso como Jacó e Graziella Schmitt como Raquel. Lia estreia às 20:45 pelo horário de Brasília e contará com 12 episódios. Esperamos por um desenrolar honesto dessa minissérie.