O episódio Women's Work deixou o espectador chocado com uma das cenas de violência mais explícitas da temporada. Depois de Serena ter desafiado Waterford ao convocar uma médica que agora é uma Martha para cuidar da filha de Janine ela tem que se explicar ao marido quando chega em casa. 

"Eu fiz isso para a criança", explica ela quando ele a confronta. “Que maior responsabilidade existe em Gilead?” Waterford só pode pensar em uma delas: “Obedecer seu marido”, diz ele. Então ele a castiga dando cintadas em nome de Deus - depois de ter lido versículos bíblicos - com Offred assistindo. 

Este espetáculo não é igual as Cerimônias, mas parece conectado a elas. Em ambos os casos, uma mulher é levada a testemunhar a humilhação e o sofrimento de outra mulher. A tremedeira e pulos do espectador em cada cintada de Fred, bem como nossa falta de intervenção nos torna cúmplices.

Apesar de toda a sustentação bíblica dada por Fred para castigar Serena de seus 'pecados', a intenção dele vai bem além disso. Antes do castigo, enquanto Serena e June estavam no hospital cuidando de Charlotte (a filha de Janine), Fred vai ao quarto de June - aparentemente em mais uma de suas buscas por perversão - e encontra a caixa de música e uma rosa que Serena deu a sua aia em agradecimento pela ajuda na edição dos documentos de Gilead.

Os presentes que Serena deu a June parecem ter sido o ápice para Fred castigar sua esposa. Ele se sentiu traído pela esposa enquanto ela estava criando vínculos amigáveis com June. A surra, podia servir tanto para calar Serena, bem como para a levar a sua determinação de quando traçavam os primeiros planos de Gilead. Os dois seriam vantajosos para Fred, pois fariam o que ele justamente quer, quebrar o vínculo afetivo que June e Serena criaram.

O episódio se encerra com Serena conferindo suas feridas no espelho e ignorando June oferecendo ajuda na porta de seu quarto. Se esse de fato era o plano do Comandante Fred, funcionou.