O livro The Handmaid's Tale escrito por Margaret Atwood em 1985 foi um sucesso de crítica e segue até hoje sendo cultuado pela cultura pop e sendo símbolo de lutas feministas e movimentos pró igualdade.

Durante mais de 3 décadas desde o lançamento do livro, foram adaptadas duas óperas na Dinamarca em 2000, o filme "A Decadência de Uma Espécie" em 1990 e a série The Handmaid's Tale em 2017.

Mas engana-se quem acredita que todas as adaptações foram um sucesso como a série. O filme de 1990 não foi bem o que Margaret Atwood queria de um filme sobre sua obra. "O filme foi em 1990, o roteiro era de Harold Pinter, e incluía a narração da personagem central. E então o diretor, estando em uma fase minimalista, retirou-a. Eu acho que teria sido melhor com isso. Natasha [Richardson], que eu conhecia, veio a mim irritada, ela gravou toda a narração e adaptou sua performance se baseando nela. Era muito mais parecido com o que temos agora, no qual você ouve Offred pensar de tempos em tempos.", disse Atwood à Variety.



O filme, com pouco mais de 100 minutos, levou nomes relevantes do cinema como Natasha Richardson, Faye Dunaway, Aidan Quinn, Elizabeth McGovern, Victoria Tennant e Robert Duvall. Mas na época não impactou como a série hoje, sendo pouco lembrado atualmente e raramente encontrado em home vídeo. "Havia muita história para 90 minutos. Essa é outra resposta para o motivo pelo qual o filme não funcionou.", completa Atwood.

O filme não é de todo mal, dado a época, mais de 20 anos atrás, tem um visual relativamente agradável de ver. Talvez o filme pode ser encarado como mais fiel ao livro do que a série, mantendo elementos do livro, como a idade das senhoras e dos comandantes, porém mudando outros elementos. O filme também aborda todo o livro original, então se já tenha visto a primeira temporada da série, sinta-se livre de vê-lo, sem spoilers a vista.

Confira o trailer legendado do filme abaixo:



Leia mais sobre o Livro em The Handmaid's Tale Brasil. Leia mais sobre o Filme em The Handmaid's Tale Brasil.