A quinta temporada de The Handmaid's Tale foi angustiante para os fugitivos de Gilead que se refugiaram em um Canadá cada vez mais inóspito e é por isso que pareceu estranho que uma das refugiadas mais vocais teve tão pouco tempo de tela.

Moira, interpretada por Samira Wiley, teve pouco a fazer ao longo da temporada, apesar de estar envolvida no esforço para ajudar os refugiados em Toronto. Ela estava frequentemente presente em cenas na casa com June e Luke, e ela acompanhou June até o posto avançado do Mayday. Mas, no geral, Wiley estava na tela consideravelmente menos do que nas temporadas anteriores.

Em entrevista ao TVLine o showrunner Bruce Miller reconheceu que a personagem de Wiley "recebeu pouca atenção este ano, e não foi nada intencional". Ele explicou que a decisão de Alexis Bledel de não retornar para a quinta temporada teve ramificações não intencionais para outros personagens ao redor de Emily.

"Quando Alexis decidiu não voltar, eu havia construído histórias em torno de Rita, Moira e [Emily] juntas", disse ele. "Foi um pouco difícil de entender." Bledel estava na série desde sua estreia em 2017. Sua personagem, uma ex-aia que foi mutilada enquanto vivia sob o domínio de Gilead, tinha um senso mais violento do que Moira de como a justiça deveria ser para os perpetradores de Gilead. Embora Emily tenha participado do assassinato do Comandante Waterford no final da quarta temporada, a estreia da quinta temporada revelou que Emily havia deixado sua esposa e filho para retornar a Gilead, possivelmente para se vingar de Tia Lydia.

Miller elogiou Wiley e Amanda Brugel, que interpreta Rita, pelas performances que fizeram durante a temporada recém-encerrada, acrescentando: "Seus enredos, embora tenham feito um trabalho espetacular com eles e seja de partir o coração, não foram tão volumosos como eu queria que fossem ou suas personagens merecessem."