Chegou o tão esperado momento de conferir a nova temporada de The Handmaid's Tale, foi tão bom quanto a expectativa? June está com o sangue de Fred secando em suas mãos e não enfrentará punição por ter assassinado o Comandante na quarta temporada.

Como nas temporadas anteriores, começa onde terminou. Voltamos direto para a casa de June, que evita as perguntas cada vez mais preocupadas de Luke e Moira sobre o que aconteceu. Ela pega Nichole mais uma vez, sujando a bebê de sangue, antes de vestir o casaco e sair. "Eu fiz isso. Eu matei ele. Eu matei Fred" ela diz a Moira e Luke, animada enquanto eles olham assustados. Ela entra no carro e vai embora, enquanto eles gritam para ela parar.

June dirige até um restaurante onde as mulheres que a ajudaram a acabar com Fred se encontram. Elas estão com fome, comem panqueca, ovo, milk-shake - porque, como observa uma das mulheres, "tudo fica mais gostoso quando Fred está morto". Do lado de fora, uma das mulheres abre o porta-malas do carro para mostrar a June seu arsenal de armas e a entrega uma pistola, prometendo que pode conseguir mais. A série é honesta em mostrar esse tipo de resistência, que está disposta a fazer a sujeira pelas próprias mãos e não é totalmente ética. June se mostra preocupada com Emily, que parece estar desaparecida. Ela irrita as ex-aias. "Todas nós fomos para a floresta por você", diz uma. "Ele era seu monstro, e nós o destruímos para você. Agora é a minha vez", destaca outra. June explica que não terão a justiça que merecem, até que uma das mulheres aponta uma arma para June e a dispara para o ar várias vezes. Sabendo que a polícia logo estaria a caminho, elas saem rapidamente.

A esposa de Luke então vai ao encontro de Sylvia, que a informa que Emily voltou para Gilead "para lutar, eu acho. Para encontrar a Tia Lydia, se ela puder. É o que ela precisava fazer." Inevitável sentir falta da personagem, que em quatro temporadas mostrou bravura, mas a atriz Alexis Bledel decidiu deixar a série em meio a uma rompimento de relacionamento. Felizmente, há espaço para caso a atriz queira retornar para a série na sexta temporada.

Não há boas notícias depois da morte de Fred, apenas o peso de ter tirado a vida de alguém, por mais que tenha sido de um ser desprezível como o Comandante. Na adrenalina de acabar com a vida de seu estuprador, ela acaba na beira de um lago, lavando as mãos, ainda ensanguentadas. Ela pensa em Hannah, tanto antes quanto depois de Gilead, e chora. Um policial a vê e Luke vai buscá-la na delegacia.

June não quer voltar para casa. Ela sabe que a polícia estará procurando por ela e admite que "amou" ver Fred morrer. Felizmente ela faz uma boa escolha: confessa o assassinato a agente de Toronto e é levada para uma sala. Luke grita enquanto ela é levada, mas June nunca pareceu tão serena. Uma atitude pacífica enquanto é questionada: "Ele me estuprou e me manteve prisioneira. Ele era um monstro e merecia morrer", diz ela, esperando a policial prendê-la. Mas, sem surpresa alguma, isso não vai acontecer. O que June confessou não aconteceu em solo canadense e, portanto, "não é uma preocupação da coroa". June fica surpresa, insistindo que tem que haver punição para tal ato. A agente insiste que o Canadá "não tem nada contra você", e que June está livre para ir.

Luke a leva para casa, onde Moira não se sente confortável com a ideia de June cuidar de Nichole. Te entendo Moira. "Você me assusta", diz ela. "Eu também", responde June, à beira das lágrimas. Tuello então aparece para deixar June saber que Serena e Gilead ficaram intimidados com o que ela conseguiu realizar. "Só vim dizer: muito bem. Você fez algo terrível que precisava ser feito. Entendo o que isso custa. Que ele apodreça no inferno", diz Tuello. Quando ela responde "Louvado seja", ele a aconselha: "Nolite te bastardes carborundorum."

Mais tarde, June se junta a Luke e Moira enquanto eles dão um banho em Nichole. June abraça a filha e chora. Impressionante as ótimas escolhas de elenco para interpretar crianças na série, tão fofas!

Não tão fofa, Serena é transferida para um local seguro e informada da morte de Fred. Ela não acredita em Tuello quando ele aparece e diz que não tem certeza do que aconteceu depois que ele entregou Fred na fronteira, e ela o acusa de responsável pela morte de Fred. Ele a mostra uma foto do Comandante pendurado no muro com a frase "Nolite te bastardes carborundorum" pintada com spray. Serena pergunta e descobre que era o dedo anelar esquerdo de Fred no envelope. É suficiente para Serena entender o recado, obra de June.

Serena é levada para ver o cadáver destruído de Fred, alerta de cena nojeira. Ela fica furiosa ao descobrir que o Canadá não fará acusações porque o crime ocorreu na Terra de Ninguém. Eles saem do necrotério e encontram um grupo de canadenses amigáveis ​​a Gilead fazendo uma vigília à luz de velas por Fred. É uma cena poderosa que reflete a nossa realidade. Os fãs lembram Serena da influência de Gilead e do nome Waterford. Ela anuncia que vai levar o Comandante para casa para enterrá-lo. Um Tuello chocado diz que isso provavelmente não vai acontecer, mas ele vai fazer algumas ligações.

De volta a Gilead, Nick está em casa com sua nova esposa, que anda com uma bengala e parece saber pelo menos um pouco sobre o que ele realmente está fazendo nos bastidores de Gilead. Ela parece solidária, o que é uma boa mudança. Depois de perguntar se ele se encontrou com June, ela pergunta: "E o que ela precisava fazer foi feito?" Quando ele responde afirmativamente, parece agradá-la. "Talvez June possa encontrar um pouco de paz agora", diz ela.

O episódio de abertura da quinta temporada é tímido, não traz novidades, mais parece uma continuidade serena do episódio final da quarta temporada em termos narrativos. O núcleo June traumatizada parece ter enferrujado um pouco, mas não posso deixar de exaltar as sempre ótimas escolhas musicais da série, a fotografia e a dupla Yvonne Strahovski e Elisabeth Moss. Bora pro segundo episódio! 

E você, gostou do episódio? Concorda com a review? Deixe sua opinião nos comentários!