Em maio desse ano, uma bomba foi anunciada para os fãs de The Handmaid's Tale, Alexis Bledel não retornaria para a quinta temporada da série. Com a estreia dos novos episódios nessa quarta (14), também foi revelado como The Handmaid's Tale lidou com o desfalque, já que dada a importância da personagem na trama seria difícil de ignorar.

Ainda no primeiro episódio, June sente falta de Emily em mais de um momento, indo tirar satisfações com a ex-esposa Sylvia, que retornou a série após uma temporada ausente. Sylvia conta que Emily voltou para Gilead para "Encontrar Tia Lydia, se puder". Faz sentido, sendo logo após os eventos traumáticos do assassinato de Fred Waterford, no qual ela participou. 

Bledel, que faz parte do elenco desde a primeira temporada e interpretava Emily Malek disse em um comunicado ainda em maio: "Depois de muito pensar, senti que tinha que me afastar de The Handmaid's Tale neste momento. Tempo. Sou eternamente grata a Bruce Miller por escrever cenas tão verdadeiras e ressonantes para Emily, e ao Hulu, MGM, elenco e equipe por seu apoio."

Durante seus quatro anos na série, Bledel recebeu quatro indicações ao Emmy e uma vitória por sua atuação, tendo quebrado recorde ao ser a mais jovem a ter recebido o prêmio na categoria de Atriz Convidada em Série Dramática até então. Além de The Handmaid's Tale, Bledel é mais conhecida por seu papel como Rory Gilmore ao lado de Lorelai Gilmore de Lauren Graham em Gilmore Girls e o revival da Netflix Gilmore Girls: Um Ano Para Recordar.

Apesar de Alexis Bledel ter deixado The Handmaid's Tale, o criador da série Bruce Miller conseguiu possibilitar que a atriz retorne em outro momento, na sexta temporada - que será a última -, ou no spin-off The Testaments já confirmado.

Assine UOL Play agora mesmo com 7 dias grátis e assista a quinta temporada de The Handmaid's Tale a partir de 18 de setembro.