Será que a mãe de June ainda está viva em The Handmaid's Tale? Holly Maddox, interpretada pela ganhadora do Emmy por seu papel Cherry Jones, não foi vista desde um flashback do episódio "God Bless the Child" da terceira temporada e é dada como morta. Mas um pequeno detalhe da segunda temporada de The Handmaid's Tale sugere que Holly pode não ter morrido nas Colônias como June acredita. E agora, podemos esperar que ela apareça na quinta temporada de The Handmaid's Tale, será?

Por que Holly foi enviada para as Colônias em The Handmaid's Tale?

Jones fez sua estreia em Handmaid's Tale no episódio "Baggage" da segunda temporada. No episódio, June está perto de escapar de Gilead. Ela está grávida de Nichole e está em conflito sobre deixar Hannah para trás. Os pensamentos de June sobre as complexidades da maternidade a fazem refletir sobre seu próprio relacionamento com a mãe Holly.

Por meio de flashbacks, ficamos sabendo que Holly Maddox foi uma ativista dos direitos das mulheres (especificamente dos direitos reprodutivos) na época anterior a Gilead. Ela era uma médica que fazia abortos em pessoas que a procuravam, o que resulta em uma sentença de morte por Gilead. Mas em "Baggage", um flashback do Centro Vermelho revela que Holly foi capturada por Gilead e enviada para as Colônias. Uma foto em uma apresentação de slides apresentada por Tia Lydia a mostrava em um uniforme de "não-mulher" realizando trabalho manual. O trabalho, disse Lydia, era para expiar com Deus os danos causados ​​ao planeta.

Muitas das Colônias em Gilead são áreas que transbordam lixo tóxico. Mulheres enviadas para lá trabalham para descartá-lo até que as condições tóxicas de vida as matem ou Gilead as dê um destino diferente. June presume que Holly morreu em uma dessas Colônias. Mas será isso mesmo? Vamos investigar!

A mãe de June morreu nas Colônias?

Precisamos nos atentar para o fundo da foto de Holly apresentada nos slides de Tia Lydia. A Colônia para a qual Emily e Janine foram enviadas quase não tinha nenhuma vida vegetal próspera, um deserto. Mas há uma árvore saudável atrás de Holly na foto. E seu uniforme é ligeiramente diferente do de Emily e Janine. Existem Colônias agrícolas em Gilead que atendem ao suprimento de produtos do país, como é mencionado no livro O Conto da Aia. Portanto, é possível que Holly tenha sido enviada para uma dessas Colônias e, portanto, não teria sido morta pelos efeitos do lixo tóxico. É possível então que Holly estava, de fato, em uma Colônia de fazendeiros. Ela ainda pode estar viva.

Pense no princípio da arma de Tchekhov. Até que uma história deixe claro o destino de um personagem, seu destino não pode ser assumido. Dado que a morte de Holly é presumida e não confirmada, Holly pode sim retornar viva em temporadas futuras.

Estaria Holly comandando uma fazenda como Esther Keys estava fazendo em "Pigs" no início da quarta temporada? Ela escapou da Colônia e é a líder dos Nighthawks - o grupo militante que June e Janine enxergam em Chicago no episódio "Chicago" da quarta temporada? Ou ela pode ter tido a chance de escapar e como June decidiu ficar e lutar de dentro?

Se ela está viva ou não, é algo que não podemos confirmar, mas, é possível que ela esteja viva sim! De fato, June e Holly juntas significaria problemas para Gilead. O primeiro episódio com Holly destacou seu forte ativismo em contraste com a relativa passividade de June. June era feminista, como sua mãe a criou para ser, mas ela estava muito menos interessada em ativismo e em criar a mudança que queria ver do que sua mãe. Holly viu isso como um desperdício da inteligência de June e ela expressou sua decepção porque June estava se casando e não fazendo alguma forma de ativismo. June não gostou das expectativas de Holly. Mas agora, June está totalmente radicalizada e Holly aprovaria.

O que acontece na quinta temporada de The Handmaid's Tale?

Elisabeth Moss diz que a principal prioridade de June na quinta temporada será derrubar Gilead. Sabendo o que sabe sobre os esforços de resistência do Mayday e dos Nighthawks, June tem um monte de informações úteis para usar contra o regime. Ela tem aliados em Gilead: Nick e o Comandante Lawrence (que, aliás, criou as Colônias). Trazer Holly de volta como membro da resistência seria uma adição surpreendente e nada impossível. Por favor, faça isso Bruce Miller.

Jones até agora não está incluída na lista do elenco da quinta temporada de The Handmaid's Tale no IMDb, mas isso não significa que ela não possa fazer parte dos novos episódios, já que ainda é cedo para querer ver algum nome confirmado. Ela ganhou um Emmy por sua atuação em 2019, então quem pode dizer que ela não voltaria?