Em The Handmaid's Tale, Serena Joy Waterford (Yvonne Strahovski) é uma das antagonistas mais desprezadas. Durante a quarta temporada da série, Serena descobre que está grávida. Embora esse sempre tenha sido seu sonho, sabemos que Serena não merece criar um filho considerando suas ações para com June.
Os fãs da série podem estar esperando que o filho de Serena seja tirado dela. Em um episódio do podcast Eyes On Gilead: A Handmaid's Tale Podcast do canal australiano SBS, o showrunner Bruce Miller insinuou que Serena não enfrentará mais julgamento e estará "livre" na quinta temporada de The Handmaid's Tale para criar seu filho.
No episódio final da quarta temporada de The Handmaid's Tale intitulado por "The Wilderness", Serena faz planos para se estabelecer no Canadá com seu marido, o Comandante Fred Waterford (Joseph Fiennes). Fred fez um acordo judicial para garantir a liberdade para ele e Serena. Serena espera deixar para trás a preocupante história jurídica de Gilead que a envolve para poder criar o filho. Mais tarde naquele episódio, Mark Tuello (Sam Jaeger) manda Fred de volta para Gilead como parte de uma troca de prisioneiros, sem o conhecimento de Serena. Fred é então morto por June Osborne (Elisabeth Moss), Emily Malek (Alexis Bledel) e outras ex-aias.
Durante uma das cenas finais do episódio "The Wilderness", Serena tenta fazer uma chamada via Zoom com Fred, sem saber que ele está morto. Fora de sua cela, um envelope contendo o dedo de Fred e a aliança de casamento é quase entregue a ela. A morte de Fred deixa o destino de Serena em aberto na quinta temporada de The Handmaid's Tale, já que sua liberdade e segurança dependiam do acordo judicial.
Recentemente, Miller participou de um episódio do podcast Eyes On Gilead: A Handmaid's Tale Podcast. Quando questionado sobre o status de Serena no Canadá, o showrunner esclareceu que Serena não pode pedir asilo no país porque ela é parte de Gilead e não afirma ser americana dos Estados Unidos. No entanto, Miller acha que ela ficará "livre" em algum momento durante a próxima temporada da série.
"Ela tem um status diferente, mas seu status basicamente é que ela cumpriu o acordo com a Corte Internacional de Crimes trazendo Fred para eles", disse Miller no podcast. "Assim que ela conseguir assinar os papéis de saída e também conseguir a aprovação de Mark Tuello e das pessoas com quem ela fez o acordo, estará livre. Mas ela pode estar livre tipo... você sabe, livre é uma palavra muito interessante, livre com apoio é muito diferente de apenas livre."
Como já testemunhamos, Serena sempre escolherá qualquer opção que a beneficie. Ela não tem lealdade a ninguém além de si mesma. "Ela fará o que é lógico para ela, a melhor coisa para ela. Então, sabe, acho que se você é uma aranha, você não tece sua teia em um lugar agradável e aconchegante. Você gira em algum lugar onde as moscas vão voar, mesmo que seja desagradável para você."
A quinta temporada de The Handmaid's Tale está em fase de produção de roteiros e deve estrear em 2022, no Hulu. As quatro primeiras temporadas estão disponíveis no Brasil pelo UOL Play por R$ 15,90.