"Eu escolhi esperar" é um projeto de lei de autoria do vereador Rinaldi Digilio (PSL-SP) que está sendo discutido na Câmara Municipal de São Paulo. Hoje (6), um grupo de mulheres se vestiu de aia para protestar contra a lei que está em votação inspirada em uma visita da ministra Damares Alvez à Assembleia Legislativa.

Rinaldi disse ao UOL que antes do projeto, conversava com jovens dentro de igrejas sobre esperar o "momento certo" para começar a ter relações sexuais. Segundo a página Problematizadoras, a lei seria "mais uma ação para o controle dos corpos femininos pelo Estado e pelas igrejas evangélicas pentecostais que se aparelham do Estado. O projeto resultaria em coibir as práticas sexuais autônomas de jovens no exercício de seus direitos."

O texto do PL não cita claramente a abstinência como forma de contracepção, mas o nome do projeto "Eu escolhi esperar" é uma referência a uma campanha da igreja "criada com o propósito de encorajar, fortalecer e orientar os solteiros cristãos a esperarem até o casamento para viverem suas experiências sexuais", de acordo com o site oficial da campanha.

Como o texto da lei não define as diretrizes que seriam implantadas na prática pelo programa, com o nome, há a preocupação de que a abstinência seja preconizada nas escolas, segundo a vereadora Juliana Cardoso (PT-SP).

Na série The Handmaid's Tale, as mulheres férteis são transformadas em aias e obrigadas a terem filhos para Comandantes de Gilead, daí a referência de controle sobre o corpo alheio.