Hoje (8) é o Dia Internacional da Mulher, data que tem origem controversa, mas que acima de tudo serve para reflexão sobre ganho e retirada de direitos da mulher ao longo dos anos.

É fato que as mulheres vivem o melhor momento na televisão em termos de espaço, mesmo sendo longe de uma igualdade salarial e em quantidade de cargos ocupados. Para valorizar o trabalho delas, selecionamos cinco séries excelentes protagonizadas por mulheres para assistir, segue o fio.

Bom Dia, Verônica (2020-atualmente)

Verônica Torres trabalha como escrivã na Delegacia de Homicídios de São Paulo. Após presenciar um suicídio, ela decide investigar por conta própria dois casos esquecidos envolvendo mulheres agredidas.

Os brasileiros Tainá Müller, Camila Morgado e Eduardo Moscovis deram um show de atuação em mais uma série nacional da Netflix. Bom Dia, Verônica foi sensação no ano passado e foi renovada para uma segunda temporada. Não ouvi ninguém falando mal, assista!


Fleabag (2016-2019)

Uma jovem busca se adaptar à vida moderna em Londres enquanto tenta lidar com uma tragédia recente.

Phoebe Waller-Bridge atua, produz e dirige uma das séries mais lembradas nas premiações em 2019. Curtinha e gostosa de ver no Amazon Prime Video.



Gilmore Girls (2000-2007)

Em uma pequena cidade que mistura sonhadores, artistas e pessoas comuns, este drama multigeracional sobre família e amizade gira em torno da relação de Lorelai Gilmore e sua filha, Rory.

Alexis Bledel, muito antes de interpretar a destemida Emily e ser a mais jovem a vencer o Emmy de Melhor Atriz Convidada, fez a inesquecível personagem Rory na série sobre a vida das mulheres Gilmore. A série é longa e teve revival na Netflix em 2016. Prepare-se para se apaixonar!



Sharp Objects (2018)

A repórter Camille Preaker retorna à sua cidade natal para cobrir os assassinatos de duas meninas pré-adolescentes; Camille tenta resolver um enigma psicológico de seu passado quando se identifica com as jovens vítimas.

Amy Adams é uma ótima atriz e aqui colocou o talento na frente e atrás das câmeras para a série da HBO. Uma das minisséries de mais bom gosto que vi na vida.



The Marvelous Mrs. Maisel (2017-atualmente)

Miriam Midge Maisel gostaria de levar uma vida comum em Manhattan, mas seu talento como comediante stand-up transforma sua rotina de dona de casa.

Rachel Brosnahan e Alex Borstein formam uma bela dupla, tanto na série, quanto nas premiações. Antes de Fleabag, Emmy e Globo de Ouro eram de Marvelous Mrs. Maisel. A série se passa em uma época que as mulheres saírem de casa para trabalhar não era bem visto, ainda mais em stand-up. Lindos cenários, fotografia primorosa e atuações brilhantes com roteiro afinado.


Todas as cinco séries estão disponíveis de forma oficial no Brasil. Aproveite para maratonar!