O nome da sociedade distópica de The Handmaid's Tale, Gilead, não é exclusivo da obra. Várias vezes me perguntaram sobre duas organizações do mundo real, a igreja Gilead e a biofarmacêutica americana Gilead Sciences.

Felizmente, nenhuma das duas tem relação com Gilead da série, mais ou menos, mas o nome advém da mesma origem, bíblica. Na Bíblia, "Gileade" (em português) significa o "monte de testemunho" ou "monte de testemunha", (Gênesis 31:21), uma região montanhosa a leste do rio Jordão, situado no Reino da Jordânia.

A sociedade estabelecida em The Handmaid's Tale apoia toda sua ideologia com passagens bíblicas distorcidas, para o nome não foi diferente. A terra prometida!

Se tratando da igreja, "A Igreja Cristã Gileade é uma comunidade comprometida em amar a Deus, amar uns aos outros e proclamar Jesus, vivenciando relacionamentos de casa em casa, como também nos grandes ajuntamentos de Celebração", diz o site da entidade. É provável que o nome também tenha sido baseado no termo bíblico.

O nome da biofarmacêutica americana Gilead Sciences, que trabalhou em um remédio para o Coronavírus, também se originou da Bíblia, mas indiretamente. A identificação da empresa foi mudada após descoberta das propriedades de cura do antigo Bálsamo de Gilead, o nome do Bálsamo de Gilead sim provém da Bíblia, um arbusto que produz o bálsamo e é comumente identificado como Commiphora gileadensis. Nada do que se preocupar por aqui, ao menos não pelo nome...