Sabemos que em The Handmaid's Tale Gilead ocupa boa parte do que era os Estados Unidos, mas por que Gilead ainda não invadiu o Canadá, estando tão próximos?

Existem algumas informações da série e do livro que podem explicar. Há uma forte possibilidade de que o Canadá seja protegido pelas Forças Armadas dos Estados Unidos (que ainda são leais ao governo dos Estados Unidos no exílio em Anchorage, Alasca e estão estacionadas no Canadá para impedir que Gilead expanda seu território), pelo arsenal nuclear dos Estados Unidos (que não caiu nas mãos de Gilead e pode ter sido transferido para o Canadá), e pelos Estados membros da OTAN, os Estados Unidos, Reino Unido, Austrália, Nova Zelândia, etc, para ajudar a reforçar a defesa do país pelas Forças Armadas canadenses.

Na terceira temporada, em "Liars", Serena e Fred chegam ao Canadá com a intenção de negociar a devolução de Holly/Nichole a Gilead, eles são recebidos pelas Forças Armadas canadenses, uma delegação os acompanha, todos com a bandeira dos Estados Unidos estampada na manga.