Offred frequentou a faculdade junto com Moira e começou a trabalhar em um escritório. Nesse perído, Offred conheceu e se apaixonou por um homem casado chamado Luke. Eles começaram a ter um caso, muitas vezes em encontros secretos em quartos de hotel em Boston. Eventualmente, Luke se divorciou de sua primeira esposa e se casou com Offred. Quando tinha vinte e cinco anos, Offred deu à luz a filha Hannah. Depois que a filha nasceu, uma mulher delirante tentou sequestrá-la do hospital devido à crise da fertilidade. Felizmente, Offred pegou a mulher no ato e ela foi presa, com a filha de Offred sendo devolvida à sua mãe ilesa.

Quando Offred tinha trinta anos, o presidente foi assassinado e os EUA foram colocados sob a lei marcial. Offred logo descobriu que sua conta bancária não era mais válida e ela e as outras mulheres em seu escritório foram demitidas de seus empregos no mesmo dia. Como Luke fora casado anteriormente, Offred e Luke foram alvo do governo, como em Gilead, apenas os primeiros casamentos foram considerados válidos. Percebendo que este foi o início da formação do estado opressivo de Gileade, Offred e Luke tentaram fugir com sua filha para o Canadá. Infelizmente, são capturados; Luke foi baleado tentando escapar e Offred não sabia se ele estava vivo ou morto, Offred fora separada de sua filha e sedada, sendo levada a Gilead.

Pontos que levam os dois a ficarem juntos

Luke defende June, tanto que ele poderia te-la entregue a Gilead, mas não o fez. Ao invés disso, comprou documentos falsos e tentou retirar June e Hannah para fora do país, o que não conseguiu realizar de fato.

Ele ainda procura por June mesmo depois de tanto tempo. Luke está refugiado, mas nunca esqueceu de June, um contato na comissão de governo do México consegue contatar June e ainda pegar a mensagem dela a Luke.

June, mesmo com Nick, sente a culpa por, de certa forma, trair Luke. Com seu verdadeiro marido, June em nenhuma vez, foi obrigada a fazer qualquer coisa. Tudo foi por livre e espontânea vontade, amor. 

Os dois ainda se amam! Nem Luke, nem June, esqueceram um do outro. As várias horas que June passa sentada na beirada de sua janela, em baixo das longas cortinas brancas, são ocupadas pelas lembranças dos bons momentos com Luke e Hannah.

E Nick, como fica?

Há dois pontos que colocam Nick com June, ela o vê como um escape para a dura realidade em que vive e acaba tendo um filho com ele. Mas o segundo ponto também o distancia de June, a relação não foi da boa vontade de June, ela está condicionada pelo regime de Gilead como todos em sua volta.  Nick se torna um escape para June, tanto na série, como no livro, onde Atwood deixa isso bem claro.

Por fim

Não é a questão de quem deve ficar com June, mas sim quem ela goste por livre e espontânea vontade, que não é Nick! Há ainda a possibilidade de June, caso escape de Gilead, queira ficar sozinha. Não é uma teoria a ser descartada, June, como todas as aias, sofre um grande trauma em Gilead com a cerimônia e todo o modo de vida imposto. Depois de passar por tudo isso, pode querer criar seu novo filho e Hannah sozinha.