Uma ultrassonografia revelou que Serena está grávida de um menino em The Handmaid's Tale, algo que pode ser determinado já na 14ª semana de gestação, e uma barriguinha geralmente começa a se desenvolver na 16ª semana de gravidez. O fato de Serena ter ficado surpresa com a notícia da gravidez, que foi descoberta através de um exame de sangue, significa que ela provavelmente estava com menos de dezesseis semanas de gravidez quando descobriu. Mas afinal, quem é o pai do bebê?

Embora Fred não tenha sido particularmente fiel no casamento, Serena foi, o que significa que não há dúvida de que Fred seja sim o pai do bebê de Serena. No decorrer da série, foi contestada a fertilidade tanto de Serena, quanto de Fred em várias oportunidades. No episódio "First Blood", em um flashback da vida antes de Gilead, Serena é baleada em uma saída de um evento de divulgação de seu livro "A Woman's Place". Comumente fãs usam essa cena para justificar a infertilidade de Serena, acontece que ela mesma foi levada a acreditar que era infértil por causa do tiro, interpretação errada errada dos fãs e dela que acreditou ser infértil. Sobre Fred, bem como Serena, a infertilidade não pôde ser confirmada por causa da proibição de Gilead em fazer testes, então não tinha como se saber.

A vida sexual de Fred e Serena não tem sido ativa na prisão, então a criança provavelmente foi concebida no episódio "Liars", quando Serena e Fred tiveram relação sexual ao serem recebidos por uma família de Econopessoas na ida sem volta ao Canadá. Um "milagre", coisa que acontece comumente na vida real, quem não conhece aquele casal que tenta por anos e anos e que quando menos espera acaba engravidando?!

Falando com Rita no episódio "Milk", Serena dá crédito ao ar e à água limpos de Gilead pelo milagre de sua gravidez, alegando isso como prova de que o sistema de Gilead está correto e que Deus a recompensou com um filho por seus esforços. No entanto, o bebê foi concebido em uma época em que Fred e Serena duvidavam de sua decisão de criar Gilead, exatamente no episódio "Liars" os dois tiveram uma longa conversa sobre o que viveram nos últimos anos.

O reacender da vida amorosa começou com Fred oferecendo-se para deixar Serena dirigir durante a viagem - uma violação importante das leis de Gilead contra a permissão de mulheres dirigirem. Fred e Serena tiveram uma conversa sobre como seria sua vida se Gilead nunca tivesse existido, e Fred pediu desculpas a Serena por tudo que isso custou a ela. Naquela noite, Serena convidou Fred para sua cama de solteiro e ele aceitou o convite.

A emoção ao quebrar as regras e a conversa blasfema que se seguiu foi o que levou à concepção do bebê de Fred e Serena - não seguir a lei de Gilead ao pé da letra, como haviam feito nos anos anteriores. Entre as muitas leis ilógicas de Gilead está a proibição de testes de fertilidade, fertilização in vitro ou mesmo testes de gravidez, por isso nunca foi confirmado que Fred ou Serena eram ou não inférteis, como dito anteriormente.

Em entrevista depois do final da quarta temporada, Bruce Miller confirmou que Fred é sim o pai do filho de Serena, já que fãs da série questionaram mais uma vez a paternidade do bebê. O showrunner também comentou a relação entre Tuello e Serena, que não passa de fascinação: "Então, sim, eles têm um relacionamento muito interessante e complicado. Como oficial de inteligência, seu trabalho era ficar obcecado por ela, antes de conhecê-la, e saber tudo sobre como sua mente funciona. Você não pode deixar de ficar impressionado com alguém como Serena dessa forma. Ela é impressionante para ele? Certo. Mas Fred é o pai."

Loja The Handmaid's Tale

Assista a quarta temporada de The Handmaid's Tale no UOL Play por R$ 15,90 (teste grátis de uma semana).