June Osborne finalmente dá seu testemunho contra Serena Joy e Fred Waterford no episódio "Testimony" da quarta temporada de The Handmaid's Tale a fim de que o julgamento do casal seja realizado, o resultado é um grupo de canadenses torcendo pelos Waterfords e celebrando Gilead. Indo à Corte Internacional de Crimes para ler seu depoimento antes do julgamento de Waterfords, o testemunho de June serve como uma recapitulação de alguns dos piores horrores das temporadas anteriores da série.

Mas enquanto June relata os muitos estupros e outros abusos que sofreu nas mãos de Fred e Serena, seu ex-comandante - que ainda a chama de Offred, alguém avisa?! - revida. Ele professa que tudo o que ele e Gilead fizeram é em nome de Deus e que seu sistema está funcionando onde outros ao redor do mundo estão falhando. June, obviamente, não acredita nisso, mas claramente várias pessoas acreditam, com um grupo fora da corte protestando contra as aparentes injustiças que o casal está enfrentando. O testemunho de June foi exibido na televisão, acontecimento de relevância para o mundo.

Para os espectadores da série, sempre ficou bastante claro que Gilead está errada e que Fred e Serena merecem ser punidos por seus crimes, então é surpreendente vê-los sendo apoiados dessa forma, mesmo que por uma minoria. O momento faz todo o sentido, no entanto, porque destaca uma parte importante da fundação da Gilead. Embora grande parte da ascensão do regime tenha ocorrido por meio do medo, intimidação e brutalidade, ele também conquistou as pessoas para sua causa e lhes deu algo em que acreditar. Com June no Canadá, a sensação era de que seria completamente seguro, mas é claro que pessoas simpatizariam com os Waterfords e apoiam o que Gilead está fazendo.

The Handmaid's Tale sempre foi politicamente relevante, e isso se aplica a esse aspecto mais uma vez. Combina inclinações políticas, não importa quão polêmicas ou desagradáveis, com o culto da celebridade. Quem nunca ouviu falar do "mito" aqui no brasil?! Fred e Serena Joy estão em voga, e para essas pessoas são eles que falam como as coisas são e que estão preparados para fazer o que deve ser feito. Novamente, a visão do mundo está um pouco distorcida porque Gilead é o lugar onde todos os problemas estão, sendo o Canadá o refúgio para onde se pode escapar, dando a sensação de que seria o mais ideal. Mas o episódio é um lembrete da crise de fertilidade que o mundo inteiro está enfrentando. As medidas de Gilead são horríveis, mas parece realista que pessoas em outros países, cujo governo não mudou as coisas, olhassem naquela direção e pensassem que eles tinham o direito de fazê-las.

Há também um sentimento minoritário de má vontade em relação aos refugiados de Gilead no Canadá, o que, mais uma vez, reforça ainda mais nessas pessoas a crença de que Gilead está certa, bem como cria mais paralelos no mundo real. A xenofobia é comum onde moro, na região Sul do Brasil. À medida que Gilead está enfraquecida e mais pessoas vêm para o Canadá, novamente convém que essas vozes dissidentes gritem mais alto e se agarrem à celebridade que o casal Fred e Serena Joy formaram com sua esperança distorcida. É um contraste marcante com a chegada de Serena ao Canadá na terceira temporada, onde ela foi recebida por manifestantes anti-Gilead furiosos. É improvável que isso represente uma mudança completa, mas indica que essas divisões existem no Canadá, e a vida fora de Gilead, embora melhor, tem suas próprias complicações - e que mesmo onde as pessoas estão fazendo coisas más, existem aquelas que vão apoiar ou fechar os olhos se isso as beneficiar.

À medida que a quarta temporada de The Handmaid's Tale se aproxima do fim, a celebração dos Waterfords no Canadá parece tão importante quanto o poderoso depoimento de June. Isso confirma para eles que jogo precisam jogar - usando os tementes a Deus, pessoas que são as únicas que conseguem aumentar as taxas de natalidade, que vão argumentar que fins justificam os meios e estão fazendo a obra do Senhor, fortalecidas pela gravidez de Serena. Fred é estrategista o suficiente para ter visto isso como sua melhor chance, os protestos e aplausos confirmam que derrubar os Waterfords não será tão simples quanto deveria ser. Complexo, me lembra um cara que usa sempre o nome de Deus aqui no Brasil e não cai por nada.