"Nolite te bastardes carborundorum" é uma das frases mais populares de The Handmaid's Tale que deu nome ao episódio quatro da primeira temporada em que apareceu no rodapé do armário do quarto de June.

A frase é uma brincadeira de Margaret Atwood, já que não faz parte do latim em sua totalidade. "É apenas uma piada, um chiste", diz Fred Waterford no livro O Conto da Aia. A tradução correta da frase é: "Não permita que os bastardos reduzam você a cinzas".

Em 2017, a frase virou legenda de centenas de tweets e estampas de camisetas. Apesar de estar na obra original de Margaret Atwood de 1985, foi a série que de fato a popularizou no mundo.

Na segunda temporada, quando June volta para casa encontra o rodapé raspado, não podendo mais visualizar a frase. Em "The Word", na nova tentativa de fuga, June deixa a frase como recado para Fred escrita na parede do quarto.

Em "The Wilderness", episódio final da quarta temporada da série, Fred Waterford é morto pelo grupo de mulheres e pendurado em uma parede com a pichação "Nolite te bastardes carborundorum" abaixo.

Loja The Handmaid's Tale

Assista a quarta temporada de The Handmaid's Tale no UOL Play por R$ 15,90 (teste grátis de uma semana).