No episódio mais recente da quarta temporada de The Handmaid's Tale, em "Vows", June finalmente pisa no Canadá e se livra de Gilead. É uma má notícia para fãs de Nick, pois ela verá o Comandante com menos frequência. Muitos fãs da série torcem pelo relacionamento dos dois, mas será que isso é certo?

Para começo de conversa, vamos lá no início da série, na primeira temporada. Em "Jezebels", são mostrados flashbacks de Nick. Ele entra em uma agência de empregos e é recebido pelo que se tornaria o Comandante Pryce. Pryce diz que não há mais vagas de trabalho para Nick, já que o jovem não se mantém em nenhum emprego. Nick acaba se envolvendo em uma briga, agredindo o homem que estava na fila e Pryce. Pryce então o convida para uma conversa e fala sobre como o mundo está ruim, como Deus aparentemente virou as costas para eles. Nick então reclama sobre não ter o que fazer sobre e o Comandante acaba o convidando entrar nos Filhos de Jacó - sim, o grupo que implantou Gilead - com a promessa de que eles tem uma forma de "consertar" o mundo.

Nick aceita o convite de Pryce. Ele gosta da ideia. Antes mesmo do golpe entrar em ação, Nick já trabalhava para os primeiros Comandantes como motorista, disfarçando seu cargo de Olho, cargo esse de confiança, afinal não é à toa que os Olhos também são conhecidos como "intocáveis". Também em "Jezebels", vimos Nick entregar um Comandante corrupto que estuprava a própria aia fora das Cerimônias, nas palavras de June "as aias não são concubinas" e portanto esses encontros privados com elas são errados ao ver dos Filhos de Jacó. No mesmo episódio, Nick dá sua contribuição para o planejamento do sistema de Cerimônias que envolvem aias, quando Fred pergunta: "Que acha disso tudo? Da questão das aias." Nick responde "Acho que está certo, senhor. Melhor não criar laços."

Como Olho antes do golpe, é presumível que ele tenha sido esclarecido sobre as intenções do grupo. Haviam inúmeras possibilidades de ações para que Nick fizesse algo até mesmo para evitar que os Filhos de Jacó executassem o Golpe e conseguissem estabelecer Gilead, como por exemplo, ter pedido proteção do governo e ter entregue o que os Comandantes planejavam, ele não fez nem isso, nem mais nada, por que?

Como Olho na casa dos Waterfords, Nick só foi decepção, inclusive para Gilead. Antes de June havia outra Offred, Nick presenciou os abusos psicológicos e sexuais que ela sofria, abusos esses além da Cerimônia, crimes puníveis por Gilead como aconteceu com o Comandante do flashback de Nick. O trabalho de Nick era denunciar Fred, mas não o fez. A aia acabou se enforcando no flashback do episódio "Jezebels".

Agora, chegamos ao ponto culminante da história Nick-June. Quando Serena sugere a Nick fazer a Cerimônia em "Faithful", ele tinha o poder e o dever de entregar a esposa de Fred sem ser prejudicado, afinal, além de Serena ser apenas uma Esposa e isso não dar quase nenhum poder a ela, Nick não é apenas um motorista, é "intocável". Entretanto, mesmo tendo poder e dever, ele não só deixa de denunciar Serena como vai em frente e estupra June em mais uma Cerimônia. Ainda no episódio "Jezebels", June indaga Nick "É isso que você quer? Quer polir o carro dele e de vez em quando tentar engravidar a aia?". Nick responde com um "É muito perigoso", não me parece ser tanto para um Olho com o poder e conhecimento das rotas de fuga de Gilead que tem.

Em "Unwomen", quando Offred fica escondida nas instalações do que era o The Boston Globe - fuga essa que foi arquitetada pelo Mayday -  Nick debocha de June ao ter se recusado a apedrejar Janine. "Você bancou a heroína no apedrejamento ao se rebelar. Você escolheu". Complicado, Nick. Culpa da June agora?

Na terceira temporada, em "Household", episódio de Washington, Nick mais uma vez decepciona. Gilead está tentando reaver Nichole, a "filha" de Fred e Serena. June pede a Nick, como Comandante, que entregue informações ao comitê Suíço para que Nichole permaneça em segurança no Canadá. Em um encontro, June até implora "Essa é sua chance de ser um pai para a nossa filha." O que acontece? Nick vai para Chicago e ignora o pedido de ajuda. No mesmo episódio, June pergunta para Serena o que Nick fazia antes de virar motorista, a esposa de Fred revela o que não é novidade para quem leu o livro: "Ele era um soldado das cruzadas. Não estaríamos aqui sem ele." A decepção não para por aí, em "Watch Out/ Useful", quando June descobre que agora Nick é um Comandante, fala para ele que com mais poder ele pode tirar ela e Hannah de Gilead, mais uma vez Nick desvia e nada acontece.

Falando em Chicago, agora na quarta temporada, apesar de ter sido induzido, mais uma vez Nick decepciona. Em seu retorno como Comandante, Lawrence propõe um cessar fogo na área de Chicago, onde Janine e June estão. Porém, antes da trégua, Nick é nomeado para comandar um bombardeio na área em conflito, as bombas caem sobre as costas de June e Janine, que quase saem mortas do ocorrido.

Na finaleira da terceira temporada, em "Mayday", Serena perde os direitos de se encontrar com Nichole depois de Fred ter entregue a Mark Tuello que Serena orquestrou o "estupro" de Nick com June. Tuello entrega nessa cena aquilo que já deveria ter sido compreendido desde a primeira temporada, foi sim um estupro. Serena é sim culpada por sugerir, mas Nick, que tinha o poder e o dever de não fazer, executou a ideia. Estupros não são histórias de amor.

Mas e sobre fuga, por que Nick não teve sucesso? Temos que lembrar que na primeira vez, não foi Nick que planejou a saída de June, o Mayday executou a ideia, apesar da liberdade não ter durado muito no começo da segunda temporada. Nick era um Olho, um Olho que contrabandeava itens proibidos na primeira temporada, é difícil pensar que estando em uma posição que pode colocar qualquer Comandante no Muro não conheça rotas de fuga seguras. Em "Chicago", Lawrence bem diz a Nick: "É um grande país, Comandante. Os olhos não podem ver tudo. Nem mesmo os Olhos de Gilead." Então, existem rotas seguras de fuga sim!

June se sente bem nesse relacionamento - se é que pode ser chamado assim? Talvez, ela diz várias vezes que gosta de Nick. Mas é fato que essa relação é complicada, já que Nick teve oportunidadeS de ajudar June a escapar para bem longe de Gilead, mas não se esforçou muito, ainda mais depois de ter se tornado Comandante. Foi bem falado no podcast que essa relação tem os sinais de uma Síndrome de Estocolmo. Então antes de "shippar" Nick-June, pense que provavelmente June sozinha salva no Canadá seja melhor. 

Contribuiu: Bruna Paim.

Loja The Handmaid's Tale

Assista a quarta temporada de The Handmaid's Tale no UOL Play por R$ 15,90 (teste grátis de uma semana).

Compre camisetas e canecas de The Handmaid's Tale na loja Bem-te-vi, desconto de 10% em todo site utilizando o cupom exclusivo june10.